Jornal Madeira

EVANS TERMINA NA FRENTE

Depois de um início aquém das expectativ­as no Campeonato de Ralis Coral da Madeira, o piloto navegado por Pedro Calado volta a apostar num carro que a dupla bem conhece. Objetivo é retomar a competitiv­idade.

-

A dupla Alexandre Camacho/pedro Calado vai entrar no Rali da Ribeira Brava, a 3 e 4 de junho, já com um novo carro, trocando o Citroën C3 R5 por um Škoda Fabia Rally2 Evo.

Depois de um arranque de campeonato aquém das expectativ­as, o piloto madeirense pretende voltar a um ritmo competitiv­o que permita fazer frente a Miguel Nunes, que lidera a classifica­ção geral, ao cabo de dois ralis. Para tal, Alexandre Camacho aposta numa mudança de estratégia, voltando a um carro que já conhece, e que será preparado pela equipa ARC Sport de Augusto Ramiro.

A alteração, conta o piloto ao JM, acontece na esperança de retomar a competitiv­idade do ano passado, já no próximo rali, com um carro já conhecido da dupla e com provas dadas.

“Foi difícil porque não há

O piloto britânico Elfyn Evans (Toyota Yaris) terminou o primeiro dia da 55.ª edição do Rali de Portugal na liderança, depois de capitaliza­r os azares sofridos por alguns dos favoritos nesta quarta ronda do Mundial.

Evans chegou ao fim das oito especiais disputadas com o tempo de 1:25.43,3 horas, tendo 13,6 segundos de vantagem sobre o finlandês Kalle Rovanperä (Toyota Yaris), que é segundo, e carros”, começa por dizer, “mas com a equipa ARC, do Augusto Ramiro, e com a ajuda também do Ricardo Moura, que tinha o carro parado, conseguimo­s montar este projeto para a restante época, a começar já no Rali da Ribeira Brava”.

Recorde-se que a dupla Alexandre Camacho/pedro Calado competira no ano passado tam44,4 sobre o espanhol Dani Sordo (Hyundai i20), que é terceiro.

O japonês Takamoto Katsuta (Toyota Yaris) é quarto, a

49,6 segundos e o britânico Gus Greensmith (Ford Puma) é quinto, a 1.00,7 minutos, apesar de ter furado três vezes, incluindo na superespec­ial de Lousada.

Elfyn Evans, começou o dia por chegar à liderança na Lousã, na especial que abriu esta sexta-feira, antes de ceder o primeiro bém num Škoda Fabia, antes de mudar, nesta temporada de 2022, para um Citroën C3 R5. A aposta, todavia, não se revelou particular­mente feliz: uma desistênci­a na primeira prova do campeonato, em São Vicente, e um terceiro lugar no rali seguinte, na Calheta, deixam o piloto de 42 anos a já alguma distância da liderança na classifica­ção absoluta.

”Este é um carro com o qual já corremos no ano passado, portanto, é um carro que já conhecemos”, recorda. “Sabemos que o Miguel [Nunes] tem um carro igual e conseguiu uma afinação muito boa que lhe permite ser muito competitiv­o. No ano passado, com um carro igual, estivemos sempre a lutar com ele, e esperemos que assim volte a acontecer”.

Agora, o objetivo é dar luta no que resta da temporada, aponta.

“As expectativ­as são sempre de tentar lutar pelas vitórias em lugar ao francês Sébastien Loeb, que acabou por despistar-se e entregar a liderança ao britânico.

Hoje disputa-se o segundo dia da prova, com os pilotos a enfrentare­m 164 quilómetro­s divididos por sete classifica­tivas, incluindo a superespec­ial desenhada na Foz do Douro, no Porto, a partir das 19h03 horas. Até lá chegarem, os pilotos têm uma dupla passagem por Vieira do Minho (7:38 e 14:38), Cabeceiras de Basto (8:38 e 15:38)

 ?? ?? Elfyn Evans terminou o primeiro dia do Rali de Portugal na liderança.
Elfyn Evans terminou o primeiro dia do Rali de Portugal na liderança.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal