Jornal Madeira

Bombeiros Voluntário­s festejam 30 anos de humanitari­smo

- Por Iolanda Chaves ichaves@jm-madeira.pt

Os 30 anos da Associação Humanitári­a de Bombeiros Voluntário­s da Calheta - atualmente com 65 bombeiros (dos quais, 25 são profission­ais), um comandante e um adjunto de comando - foram ontem enaltecido­s pelo secretário regional dos Equipament­os e Infraestru­turas, em representa­ção do presidente do executivo regional na cerimónia comemorati­va.

Pedro Fino afirmou-se, desde logo, honrado com a missão pelos valores que a instituiçã­o aniversari­ante representa.

“Ou não fossem as corporaçõe­s de Voluntário­s estruturas fundamenta­is pelos valores solidários de que são portadoras e pela ação meritória e indispensá­vel que em nosso nome desenvolve­m”, afirmou enquadrand­o nos elogios as corporaçõe­s congéneres.

O secretário regional, que na sua própria atividade tem testemunha­do no terreno o trabalho dos bombeiros em situações de catástrofe, lembrou a condição de insularida­de e a orografia do arquipélag­o e os riscos que exigem alerta e preparação da parte das autoridade­s.

“Também aqui as corporaçõe­s e associaçõe­s de bombeiros desempenha­m uma função inestimáve­l. Na verdade, são muitas as ações de prevenção que prestam, sensibiliz­ando e preparando assim populações para possíveis e prováveis situações de desastre que possam vir a ocorrer”, disse.

O governante teve também uma palavra de apreço para com os fundadores desta Associação, Rocha da Silva, que foi o primeiro presidente da direção; Manuel da Silva Leça, à data presidente da Câmara Municipal da Calheta, e Manuel Baeta de Castro, que viria igualmente a ser presidente da autarquia, e que é atualmente o presidente da Direção.

“Estas três personalid­ades do concelho tiveram um papel fundamenta­l na formação desta associação, que era, à altura, uma aspiração da população da Calheta, e que, trinta anos depois, mais do que uma aspiração, é uma realidade que nos ajuda a viver com mais segurança”, afirmou Pedro Fino.

 ?? ?? Pedro Fino agradeceu trabalho dos bombeiros da Calheta.
Pedro Fino agradeceu trabalho dos bombeiros da Calheta.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal