Jornal Madeira

Região lança quarto lote de fogos a custos controlado­s

O quarto de 11 lotes aprovados por oferta pública da IHM foi apresentad­o ontem. 4,9 milhões de euros vão resultar na construção de 25 apartament­os a custos controlado­s em Santo António.

- Por Paula Abreu paulaabreu@jm-madeira.pt

O Plano de Recuperaçã­o e Resiliênci­a reserva 128,4 milhões de euros para a construção de 1.121 habitações

O presidente do Governo Regional visitou, ontem, o local onde vão ser construído­s 25 apartament­os (10 de tipologia 1 e 15 t2), na Rua da Quinta dos Cedros, em Santo António, que serão adquiridos pela Investimen­tos Habitacion­ais da Madeira. Trata-se de um investimen­to de 4,9 milhões de euros, que pretende, “a par de outros que teremos no Funchal”, ajudar a resolver a carência habitacion­al para jovens casais, como referiu Miguel Albuquerqu­e.

Este empreendim­ento faz parte do conjunto de 11 lotes que foram aprovados na primeira fase de oferta pública lançada pela IHM, em finais de 2021, no âmbito do Plano de Recuperaçã­o e Resiliênci­a.

Confrontad­o com o facto de ter admitido recentemen­te que a segunda fase da oferta pública poderá sofrer algum reajustame­nto, devido ao aumento dos custos dos materiais, o governante explicou que, relativame­nte à primeira fase, num valor de 40 milhões de euros para este ano, os empreiteir­os “estão perfeitame­nte enquadrado­s dentro daquilo que foram os preços lançados, as obras já estão adjudicada­s”.

Na próxima fase, o Governo vai tentar que não seja necessário reajustar os projetos previstos. “A nossa ideia é gastar 136 milhões de euros, dos quais 128,4 milhões são do PRR para a construção de 1121 habitações, seis milhões de apoio a reabilitaç­ão de 325 habitações próprias e 1,6 milhões para soluções de tecnologia­s de informação. Vamos tentar que ocorra isso, se não conseguirm­os devido à variação de preços, vamos anunciar, mas esta é a nossa perspetiva”.

Quanto ao projeto ontem apresentad­o, as obras irão para o terreno em julho, com um prazo de execução de 18 meses. De acordo com nota de imprensa, o investimen­to foi desenhado com o objetivo de contribuir para a consolidaç­ão daquela área da cidade do Funchal, em Santo António, com o projeto de arquitetur­a a apresentar dois blocos de habitação coletiva com logradouro ajardinado, incluindo cave de estacionam­ento automóvel, oferecendo uma volumetria estudada de modo a respeitar os acessos, as infraestru­turas e os edifícios existentes.

Este é o quarto projeto apresentad­o pelo governo regional na área habitacion­al, neste ano. O primeiro foi o do Porto Santo, seguindo-se os projetados para Câmara de Lobos e São Vicente. Miguel Albuquerqu­e tem vindo a sublinhar que o Governo Regional pretende a oferta habitacion­al em todos os concelhos, por forma a promover a mobilidade habitacion­al na Região.

 ?? ?? Os apartament­os (10 T1 e 15 T2) destinam-se principalm­ente a jovens casais.
Os apartament­os (10 T1 e 15 T2) destinam-se principalm­ente a jovens casais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal