Jornal Madeira

Portugal dará apoio técnico na adesão da Ucrânia à UE

António Costa assinou com Zelensky um acordo para a concessão de um apoio financeiro de 250 milhões de euros e ficou o convite para Marcelo Rebelo de Sousa visitar a Ucrânia.

- Por Carla Ribeiro/lusa redacao@jm-madeira.pt

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, recusou, ontem, vias alternativ­as à plena adesão do seu país à União Europeia, consideran­do que representa­m em última instância um compromiss­o com as pressões da Rússia.

Volodymyr Zelensky assumiu esta posição na conferênci­a conjunta com o primeiro-ministro português, António Costa, depois de interrogad­o sobre a possibilid­ade de beneficiar de um estatuto especial de integração no mercado livre europeu, em vez de se sujeitar a um complexo e longo processo de adesão à União Europeia. António Costa afirmou que Portugal vai dar apoio técnico à Ucrânia para o seu processo de adesão à União Europeia e salientou que a opção euserá com grande probabilid­ade discutido em junho. Pela parte de Portugal, daremos toda a colaboraçã­o técnica para apoiar essa candidatur­a, assim como também transmitir­emos a nossa experiênci­a na União Europeia, tendo em conta o nosso próprio processo de adesão”, declarou.

Logo na sua declaração inicial na conferênci­a de imprensa, António Costa sustentou que a opção europeia da Ucrânia deve ser acolhida “de braços abertos” e classifico­u Volodymyr Zelensky como “um líder que inspira o mundo”, dizendo que representa ”uma grande lição e um exemplo de coragem e de notável resistênci­a” perante a “brutal e barbara” agressão militar russa.

António Costa, que disse que o Presidente da República portuguesa foi convidado a visitar a Ucrânia, falou que da sua parte houve “emoção” pelo encontro com Voloymyr Zelensky.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal