Jornal Madeira

Escritor diz que madeirense­s vivem em “paredões verticais”

- Poralberto Pita albertopit­a@jm-madeira.pt

Oescritor português Valter Hugo Mãe vai explorar, no seu próximo livro, as peculiarid­ades de se viver na Madeira. Em recente entrevista ao jornal O Globo, no Brasil, onde está para promover a sua mais recente obra ‘As doenças do Brasil’, já lançado na Feira do Livro do Funchal, em novembro de 2021, o autor fala do seu próximo livro cuja história acontece na Madeira, descrevend­o a ilha para o público brasileiro como um local onde as pessoas vivem em “paredões verticais”.

“As pessoas vivem em uns paredões verticais, as casas são meio conquistad­as em terrenos sujeitos a derrocadas e tudo isso. Quero explorar isso: como é habitar um mundo que precipita as pessoas para o abismo?”, refere o escritor.

Embora já fosse conhecido que o novo livro seria sobre a Madeira, tal como o próprio revelou ao JM em novembro passado, Valter Hugo Mãe adianta, nesta entrevista, mais alguns pormenores.

Refere que a história é sobre “um casal estranho”, como em todos os seus livros – “não fosse eu um estranho também” -, e que a mesma faz parte da tetralogia que construiu.

“São quatro livros que se passam em quatro ilhas. Escrevi sobre a Islândia em "A desumaniza­ção"; sobre o Japão em "Homens imprudente­mente poéticos", a ilha dos Abaetés na Amazônia com "As doenças do Brasil" e agora quero escrever sobre uma população da Ilha da Madeira”, explica.

“É um livro que estou a escrever de uma forma peculiar, porque algumas personagen­s existem. Umas morreram recentemen­te, outras, estão vivas. Vou usá-las na minha ficção, inventar e mentir muito sobre a vida delas. Passa-se num lugar chamado Buraco da Caldeira. A Ilha da Madeira é de formação vulcânica, tudo é cratera, íngreme”, refere ainda.

 ?? ?? O próximo livro explora a peculiarid­ade de se viver na Madeira.
O próximo livro explora a peculiarid­ade de se viver na Madeira.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal