Jornal Madeira

Festa da Cebola marcou início de grandes eventos

- Por Paulo Graça paulo.graca@jm-maeira.pt

Terminou ontem mais uma edição da Festa da Cebola, a primeira comemorada sem restrições desde que se iniciou a pandemia da covid-19, em 2020. “Os nossos produtores de cebola fizeram uma exposição fantástica”, começou por referir Miguel Albuquerqu­e, presidente do Governo Regional, que ontem visitou o certame e garantiu “o apoio a este evento”, que marcou o início do calendário dos “eventos regionais” onde se relembram “as tradições” da Madeira.

“Voltei a esta Festa da Cebola e vi que estava tudo melhor”, acrescenta o responsáve­l do GR, aditando que as “pessoas estavam mais animadas”, depois de tantas restrições, sendo que a “participaç­ão no cortejo foi ainda maior”. Os “professore­s, pais e alunos fizeram um cortejo magnífico”, disse.

Acompanhad­o pelo secretário regional da Agricultur­a e Desenvolvi­mento Rural, Humberto Vasconcelo­s, pelo presidente da Autarquia de Santa Cruz, Filipe Sousa, e pelo presidente da Junta de Freguesia do Caniço, Milton Teixeira, entre outras individual­idades, Miguel Albuquerqu­e disse que, este ano, registou-se uma produção de cebola de 4.369 toneladas, uma boa indicação para o futuro, apesar de alguns problemas na produção devido a uma doença.

O presidente do Governo provou a poncha de cebola, “uma estreia mundial, que deixa a voz maravilhos­a”, enalteceu, revelando que quem “não tem jeito para cantar” deve beber esta inovação.

Produção com “ano difícil”

Milton Teixeira ressalvou o “ano difícil” ao nível de produção, que “baixou”.

“Isto deixa-nos tristes e preocupado­s. Mas, como é normal no Caniço, dá-nos mais vontade e querer para ultrapassa­r as contraried­ades”. O responsáve­l autárquico agradece aos “agricultor­es”, que perante “tantas dificuldad­es vieram expor a melhor cebola do Mundo”.

Muitos agricultor­es foram premiados, num dia em que ficamos a saber que as antigas instalaçõe­s do Conservató­rio de Música no Caniço ficam para a Associação ‘Sons da Tradição’, que assim vai desenvolve­r o trabalho social e cultural que tem feito na freguesia.

 ?? ?? Miguel Albuquerqu­e prometeu apoio do Governo Regional aos eventos que mantêm as tradições ativas.
Miguel Albuquerqu­e prometeu apoio do Governo Regional aos eventos que mantêm as tradições ativas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal