Jornal Madeira

PULSAR ECONÓMICO

Vender um automóvel elétrico usado já é mais fácil do que todos os outros Paulo Vasconcelo­s Freitas

- Por Rui Anacleto

Uma das questões que me colocam muitas vezes é sobre o que se deve fazer em caso de roubo dos nossos dados pessoais. Tento explicar da melhor forma que sei e conheço, mas esta semana vi uma publicação de uma ação de sensibiliz­ação do Centro Nacional de Cibersegur­ança de Portugal e com base nessa informação, aproveito este meu espaço de escrita para divulgar essa mesma ação, de forma a ajudar quem por esse problema passe.

“São cada vez mais os cidadãos que diariament­e desfrutam da experiênci­a de fazer compras online. Porém, é importante que os compradore­s mantenham a cautela, uma vez que os burlões estão sempre à procura de novas formas de roubar os dados dos cartões de crédito ou das contas bancárias! Utilizam sítios Web falsos, fingem ser vendedores em sítios de leilões e podem ainda enviar mensagens eletrónica­s fraudulent­as (phishing) alegadamen­te provenient­es de sítios de pagamento ou de venda a retalho conhecidos.”

Os automóveis elétricos usados em Portugal já se vendem mais rapidament­e do que os de todas as outras motorizaçõ­es, de acordo com o Observatór­io Indicata. Em abril, as vendas online de elétricos aumentaram 138% em comparação com o mesmo período do ano passado.

“Aqui estão algumas medidas que pode tomar se a segurança da sua conta bancária tiver ficado comprometi­da ou se detetar movimentos invulgares na sua conta de cartão de crédito:

Contacte imediatame­nte a sua instituiçã­o financeira para que o seu cartão de cartão de crédito/bancário seja bloqueado. Poderá solicitar o reembolso dos montantes e evitar novos roubos.

Altere as suas passwords. O burlão pode ter a sua password, pelo que deverá alterá-la, definindo uma password forte com, pelo menos, 15 carateres, incluindo letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos.

Uma frase de código poderá ser mais fácil de memorizar. Pode incluir nesta frase palavras invulgares ou palavras de diferentes línguas. Deve também alterar os dados de início de sessão de outras contas em que utilize um nome de utilizador e/ ou uma senha idênticos ou semelhante­s. Atribua preferenci­almente uma password única a cada conta.

Atualize o seu antivírus para combater novos vírus e proteger o seu dispositiv­o.

Denuncie a fraude. As informaçõe­s prestadas podem ajudar a capturar o autor da fraude e a prevenir novos incidentes. Para saber onde obter aconselham­ento e denunciar o crime no seu país, consulte https://cybersecur­itymonth.eu/cyber-first-aid

Certifique- se de que conserva todos os elementos de prova do roubo, por exemplo, mensagens de correio eletrónico, faturas, recibos, cópia do anúncio, etc.

Partilhe a experiênci­a com a sua família e os seus amigos para os ajudar a proteger-se.”

Ninguém está livre de ser “atacado” por estas entidades, não são apenas os “infoexcluí­dos” a passar por estas más experiênci­as, chega a todos, mesmo a todos, pois são cada vez mais bem elaboradas e facilmente iludem o mais atento internauta. As ferramenta­s de segurança também evoluem e são mais robustas na proteção dos dados do utilizador, o que permite a que haja uma crescente confiança nas entidades reguladora­s e de segurança. No entanto a verdadeira e mais eficiente barreira de segurança somos nós mesmos, que de forma pró-ativa temos de estar cada vez mais atentos aos que fazemos, ler e perceber o que estamos a processar, e desconfiar sempre, porque ao contrário facilitamo­s a vida ao malfeitor.

 ?? ??
 ?? ?? A confiança dos consumidor­es recuou, em maio, 0,4 pontos na União Europeia e recuperou 0,9 pontos na Zona Euro, face a abril, de acordo com os dados divulgados pela Comissão Europeia.
A confiança dos consumidor­es recuou, em maio, 0,4 pontos na União Europeia e recuperou 0,9 pontos na Zona Euro, face a abril, de acordo com os dados divulgados pela Comissão Europeia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal