Jornal Madeira

Elevar papel de Portugal

-

A ministra da Defesa defendeu ontem o reforço e a construção de novas pontes entre os aliados internacio­nal e a Marinha Portuguesa, de forma a “elevar ainda mais” o papel de Portugal enquanto produtor de segurança marítima.

“Num mundo tão globalizad­o e dinâmico, onde o comércio marítimo possui tanto peso na economia global, é fundamenta­l garantir a utilização livre e segura do mar”, disse Helena Carreiras, na cidade de Faro.

Ao discursar na cerimónia oficial das celebraçõe­s do Dia da Marinha, a ministra da Defesa, defendeu a necessidad­e de Portugal “continuar a construir novas pontes entre os parceiros e aliados, promovendo iniciativa­s como as das presenças marítimas coordenada­s da União Europeia ou formatos inovadores como o Centro do Atlântico”.

De acordo com a governante, o reforço dessas relações “permitirão elevar ainda mais o papel internacio­nal de Portugal enquanto produtor de segurança marítima”.

“Estamos consciente­s de que a própria conjuntura internacio­nal tem gerado um aumento significat­ivo das solicitaçõ­es para o emprego das Forças Armadas em cenários novos e diferentes, com reflexo ao nível das capacidade­s, da flexibilid­ade do seu emprego, da interopera­bilidade e da prontidão operaciona­l”, apontou.

 ?? ?? Ministra da Defesa quer país ainda mais produtor de segurança marítima.
Ministra da Defesa quer país ainda mais produtor de segurança marítima.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal