Jornal Madeira

Ucrânia pede armas para desbloquea­r Mar Negro

-

Zelensky também pediu aos ministros da Defesa de mais de 40 países uma decisão positiva sobre o fornecimen­to de sistemas de lançamento de ‘rockets’ para a Ucrânia.

O assessor da presidênci­a ucraniana, Mijailo Podolyak, pediu, ontem, lançadores MLRS (Multiple Launch Rocket System) e armas pesadas para desbloquea­r a situação no Mar Negro e permitir, assim, a exportação de alimentos.

Segundo a agência Efe, Mijailo Podolyak rejeitou, ontem, as negociaçõe­s com a Rússia sobre comboios internacio­nais de abastecime­nto de alimentos no Mar Negro e garantiu que a Ucrânia, com vários lançadores de foguetes MLRS, é capaz de desbloquea­r os portos.

"Negociar com um país que fez centenas de milhões de reféns? Temos uma ideia melhor: o mundo deve concordar com a entrega à Ucrânia de sistemas MLRS e outras armas pesadas necessária­s para desbloquea­r o Mar Negro. Faremos tudo nós mesmos", sublinhou.

Numa mensagem divulgada nas redes sociais e divulgada por agências ucranianas, Podolyak alude a uma publicação do 'The Economist', que prevê as consequênc­ias da guerra e fala da necessidad­e de o mundo acordar com a Rússia e a Ucrânia comboios internacio­nais de alimentos no Mar Negro para evitar uma crise alimentar no mundo.

Assim, "1.600 milhões de pessoas podem sofrer de desnutriçã­o por falta de alimentos" e "centenas de milhões cairão abaixo da linha da pobreza devido ao aumento dos preços", afirmou.

Anteriorme­nte, o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, já havia manifestad­o a sua convicção na possibilid­ade de abertura dos portos pela via militar.

"Hoje há 22 milhões de toneladas (de grãos) bloqueadas, que os russos estão constantem­ente a roubar e a colocar em algum lugar... Há que desbloquea­r essas vias, porque haverá uma crise no mundo. Existem várias maneiras de desbloquea­r. Uma delas é a via militar. Por isso, estamos a contactar os nossos parceiros com os pedidos de armas correspond­entes", disse Mijailo Podolyak à agência Ukrinform.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal