Jornal Madeira

CITY CAMPEÃO NUM DOMINGO ALUCINANTE

Equipa de Pep Guardiola rubricou reviravolt­a épica, virando o resultado em pouco mais de cinco minutos.

- Por Hélder Teixeira helder.teixeira@jm-madeira.pt

O Manchester City sagrou-se campeão de Inglaterra pela quarta vez nos últimos cinco anos. Se dúvidas houvessem que a Premier League é o melhor campeonato do mundo e o futebol o mais incrível dos desportos, essa eventual incerteza ficou, uma vez mais, desfeita ontem.

O líder Manchester City e o segundo Liverpool chegaram à última jornada da Liga inglesa separados por apenas um ponto. Em nenhum momento da tarde de ontem, os ‘reds’ estiveram no comando da classifica­ção. Todavia, aos 75’, enquanto que a formação de Jürgen Klopp estava empatada a uma bola com o Wolverhamp­ton (Neto 3’ e Mané 24’), os ‘cityzens’ perdiam por 2-0 frente ao Aston Villa (Cash 37’ e Coutinho (69’). Ou seja, o título poderia cair para qualquer um dos lados.

A perder em casa, a chave da épica reviravolt­a esteve no banco, quando, aos 76’, Pep Guardiola tirou Bernardo Silva e fez entrar Ilkay Gundogan. O alemão foi o herói do City ao apontar dois dos três golos (76’ e 81’) apontados em apenas seis minutos! O outro oi assinado por Rodri Henández (79’). Remontada que ocorreu ainda antes do Liverpool conseguir estar em vantagem, após os tentos de Salah (84’) e Robertson (89’).

Assim sendo, o Manchester

City sagrou-se pela oitava vez campeão de Inglaterra (1936/37, 1967/68, 2011/12, 2013/14, 2017/18, 2018/19, 2020/21 e 2021/22). Os cityzens são agora a quinta equipa com mais campeonato­s conquistad­os só atrás do Everton (9 títulos), Arsenal (13), Liverpool (19) e Manchester United (20).

Manchester City conquistou

Europa e despromoçã­o

Para além da disputa do título, haviam ainda outras três decisões a serem tomadas este domingo. Os velhos rivais de Londres, Tottenham e Arsenal, lutavam pela última vaga para Champions 2022/23. Como ambos venceram – o Norwich (0-5) e o Everton (5-1), respetivam­ente - são os ‘spurs’ a fazer companhia a Manchester City, Liverpool e Chelsea na liga milionária.

Já na qualificaç­ão para a Liga Europa, o Manchester United, apesar da derrota com Crystal Palace (1-0), garantiu o 6.º lugar e respetivo apuramento, pois o West Ham também perdeu na deslocação ao terreno do Brighton (3-1) e vai assim à Liga Conferênci­a.

Por fim, quanto às contas da despromoçã­o, o Leeds venceu o Brentford (1-2) garantindo a permanênci­a, enquanto que o Burnley perdeu com Newcastle (1-2) e vai fazer companhia a Watford e Norwich, agora, no Championsh­ip.

 ?? ?? Desilusão. Liverpool venceu, mas ficou a um ponto do campeão.
Desilusão. Liverpool venceu, mas ficou a um ponto do campeão.
 ?? ?? Alegria. oitavo título de campeão inglês, quarto nos últimos cinco anos.
Alegria. oitavo título de campeão inglês, quarto nos últimos cinco anos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal