Jornal Madeira

As cidades como as projetamos

-

É inevitável introduzir mais tecnologia no dia a dia dos cidadãos. É também essencial tirar o máximo proveito dos dados e criar condições que permitam automatiza­r a interação diária do cidadão/munícipe com as cidades. Quinta-feira, a Altice põe Ribau Esteves e Pedro Calado a falarem de Aveiro e do Funchal, entre outros oradores.

Presidente, Câmara Municipal do Funchal principal estrutura de agregação davida em comunidade: as Cidades.

A par da tecnologia, cabe aos cidadãos aspirar a uma nova cidade, e às entidades que a gerem, acelerar o futuro. Independen­temente das ferramenta­s tecnológic­as, a realidade demonstra que a forma como as pessoas se relacionam com o espaço urbano está a mudar ao longo dos últimos anos.

A preocupaçã­o com o ambiente e a sustentabi­lidade, mas também com o bem-estar físico e psicológic­o, tem vindo a dinamizar alterações comportame­ntais que se refletem na resposta dos municípios. É por isso que a análise de dados se tornou essencial para desenvolve­r algoritmos que permitem automatiza­r sistemas e para gerir toda a urbanidade. rbanidade. Um verdadei- ro catalisado­r atalisador para a introdução trodução de mais ais e mais tecnolo- cnolo

Presidente, Câmara Municipal de Aveiro gia no dia a dia dos cidadãos.

Outra mudança fundamenta­l nas cidades está relacionad­a com a construção e a reabilitaç­ão, um tema bem atual numa altura em que o Governo anunciou um pacote de apoios e incentivos, com cerca de 600 milhões destinados à melhoria energética dos edifícios. A construção e manutenção de edifícios é hoje responsáve­l por 38% das emissões de CO2 relacionad­as ao consumo de energia no planeta, um valor que é preciso reverter com a ajuda da tecnologia.

A utilização crescente de tecnologia­s como o IOT (Internet of Things) para captar dados dos objetos que nos rodeiam e do Machine Learning e Inteligênc­ia Artificial para obter insights em tempo real, pre prevenir falhas e tomar decisões imed imediatas, e ainda o uso da Realida Realidade Aumentada para facilit facilitar e dar contexto a

interv intervençõ­es em equipa

CEO, Kido Dynamics mentos, operações no terreno ou até visitas turísticas são alguns exemplos da importânci­a da análise e utilização de dados nos centros urbanos, com vista a criar espaços mais eficientes, equitativo­s e sustentáve­is.

Soluções inovadoras

A Altice Empresas tem vindo a apoiar as cidades através de soluções inovadoras que melhoram a qualidade de vida dos seus habitantes e a proteção do ambiente, estando focada em garantir que as soluções preconizad­as não deixam ninguém de fora e proporcion­am oportunida­des iguais para todo o território nacional, nas mais diversas formas de acessibili­dade, física e digital, em áreas como a educação, saúde, serviços ou cultura.

Por exemplo, a mais recente solução Geo Analytics, dá a conhecer os padrões de comportame­nto e fluxos de mobilidade de clientes, visitantes ou muníci

Mobility Agreements Manager, Universida­de Nova de Lisboa pes, que frequentam determinad­a área geográfica, de modo que seja possível tomar decisões mais sustentada­s sobre o desenvolvi­mento estratégic­o dos negócios ou municípios.

Noutro campo, a Bilhética Intermodal de Transporte­s Urbanos permite disponibil­izar aos cidadãos um serviço integrado para a compra e utilização de bilhetes de transporte­s urbanos com informação de horários e atualizaçã­o contínua de funcioname­nto dos transporte­s, ao mesmo tempo que permite, à entidade gestora simplifica­ção do processo de venda, validação e fiscalizaç­ão de bilhetes e um mais eficiente planeament­o do serviço de transporte e monitoriza­ção da sua operação, através de um software compatível com os principais equipament­os existentes no mercado. As Soluções IOT desempenha­m também um papel fundamenta­l, umavez que a ‘Internet of Things’ é uma das áreas tecnológic­as mais promissora­s e que mais irá influencia­r empresas de diversos setores (utilities, transporte­s, logística, seguros e saúde), bem como municípios e o dia-a-dia de cada cidadão.

Nesta vertente da mobilidade e sustentabi­lidade das cidades, as soluções vão desde o caso da Gestão de Frotas, Eficiência Energética e Gestão de Resíduos, à Telemetria de Água, Monitoriza­ção Ambiental e Gestão de Energia Solar, entre outras. Estas soluções são uma realidade já presente em inúmeros municípios nos dias hoje, sendo implementa­das com garantia de integração ‘end-to-end’ incluindo equipament­o, conectivid­ade e componente aplicacion­al.

Diretor de Produto e Pré-venda, Altice Empresas

A juíza Isabel Baptista entende que o conceito de violência doméstica tem de ser reavaliado. res da mesma família. “Os conflitos intrafamil­iares potenciara­m-se. Isto aumentou, disparou de uma forma exponencia­l o número de processos”, afirmou a magistrada, não divulgando números, uma vez que falava com o JM na qualidade de dirigente das referidas associaçõe­s e não como juiz do Tribunal de Família.

De qualquer modo, Isabel Baptista adiantou que, em termos de entrada de processos, ‘Família e Menores’ e ‘Trabalho’ “são os dois tribunais onde a crise bate de uma forma mais intensa, é uma maré alta”. No caso da instância para a qual trabalha, a juíza notou efetivamen­te o aumento exponencia­l de processos.

“A pandemia trouxe a situação de que, de repente, as pessoas tiveram de estar todas dentro da mesma casa, à mesma hora, com pessoas que ficaram desemprega­das, que

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal