Jornal Madeira

Testes gratuitos deviam continuar também na Madeira

A tendência da pandemia será de piorar até ao inverno, diz Carlos Delgado.

- Por Carla Ribeiro carlaribei­ro@jm-madeira.pt

Os testes rápidos de antigénio de uso profission­al voltam a ser gratuitos, ao nível nacional, a partir de hoje e até ao final de junho, desde que sejam prescritos e não custem ao Estado mais de 10 euros, segundo uma portaria ontem publicada. Ouvido pelo JM, o representa­nte na Madeira da Associação Nacional de Farmácias, Carlos Delgado, diz, a começar, que os testes rápidos de antigénio de uso profission­al nunca deviam ter acabado na Região. É que, neste momento, é residual o número de pessoas que procura fazê-los. Uns porque não querem pagar. Outros que não querem esperar nas urgências de um hospital para conseguir concretiza­r este teste. E a situação da pandemia, como já se previa, vai piorar, sobretudo no inverno.

Além disso, Carlos Delgado realça o facto de a portaria dizer que os testes passam a ser gratuitos mediante prescrição médica. Ou seja, se a prescrição vier do continente, as farmácias da Região estão disponívei­s para aviar a receita. O JM tentou ouvir a Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil sobre esta matéria mas os esforços foram infrutífer­os.

Entretanto, a medida que entra em vigor hoje, ao nível nacional, é justificad­a na portaria assinada pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, com a incidência muito elevada da pandemia de covid-19 em território continenta­l.

Neste momento, apenas era possível fazer testes prescritos e compartici­pados a 100% nos laboratóri­os com acordo com o Serviço Nacional de Saúde, possibilid­ade que volta a ser alargada às farmácias comunitári­as. Mais de 1.400 farmácias, quase 720 laboratóri­os de análises clínicas e cerca de 150 outras entidades autorizada­s pela Entidade Reguladora da Saúde aderiram a este regime de compartici­pação dos TRAG de uso profission­al.

Refira-se que na Madeira, a testagem massiva arrancou a 26 de abril de 2021. A 30 janeiro deste ano, o Governo anunciou que desde o início da campanha e até à data, foram feitos mais de um milhão e 845 mil testes rápidos de antigénio, gratuitos para o utente.

 ?? ?? Os testes de antigénio voltam a ser gratuitos, a partir de hoje, no continente.
Os testes de antigénio voltam a ser gratuitos, a partir de hoje, no continente.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal