Jornal Madeira

Apoios à terra são bem-vindos, abandono preocupa

-

A Comissão Europeia está a debater a implementa­ção de uma medida excecional para permitir que os Estados-membros paguem um montante fixo único aos agricultor­es e às empresas agroalimen­tares afetadas por aumentos significat­ivos dos custos dos fatores de produção.

Financiada pelo Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvi­mento Rural (FEADER), esta iniciativa poderá permitir aos Estados-membros utilizar fundos disponívei­s, no valor máximo de 5% do seu orçamento do FEADER para o período 2021-2022, no apoio direto ao rendimento dos agricultor­es e das PME que se dedicam à transforma­ção, comerciali­zação ou desenvolvi­mento de produtos agrícolas.

Para a Secretaria Regional de

Agricultur­a e Desenvolvi­mento Rural (SRA), “todos os apoios que possam ser garantidos serão muito bem-vindos para que o ciclo produtivo continue consolidad­o e seguro, sobretudo neste período difícil, no qual é fundamenta­l estar em alerta e sempre ao lado dos agricultor­es e de quem trabalha a terra”.

Numa altura em que os preços tendem a aumentar cada vez mais, a SRA teme que a subida dos custos com os fatores de produção possa levar alguns agricultor­es a reduzir ou mesmo a abandonar a produção agrícola.

“Daí que seja imperativo minimizar os impactos resultante­s do aumento de um conjunto de elementos indispensá­veis ao processo produtivo”, sublinha a tutela de Humberto Vasconcelo­s.

PG

 ?? ?? Europa debate apoio face à subida dos custos dos fatores de produção.
Europa debate apoio face à subida dos custos dos fatores de produção.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal