Jornal Madeira

Mais competênci­as e receitas nos Registos

- Por David Spranger davidspran­ger@jm-madeira.pt

O plenário irá hoje aprovar um diploma do PSD, na forma de um projeto de proposta de lei a São Bento, relativo à ‘Regionaliz­ação dos Serviços de Registo e Notariado’. Especifica­mente, é reivindica­da uma revisão imediata da percentage­m de 30% de receita fixada para o Ministério da Justiça’, redefinind­o que nunca poderá ser superior a 10% da receita ilíquida efetiva’.

A lei em vigor é de 2003 e Brício Araújo (PSD) enfatiza que “muita coisa se alterou. Hoje, a maior parte dos registos e das certidões são pedidos eletronica­mente, emitidos pelo Estado, o que significa que 100% da receita é do Estado”.

“Neste momento, só em matéria comercial, os registos são feitos na Região”, pelo que o diploma pretende também que todos os outros sejam feitos na Região, tais como predial, automóvel, entre outros.

Outra alteração diz respeito às receitas do cartão de cidadão, que são atualmente entregues a 100% na República, o que para a maioria parlamenta­r “não faz sentido”, propondo que essas receitas fiquem integralme­nte nos cofres da Região.

A proposta, pese a discussão de conteúdo, mormente pelo PS, parece ser consensual. Assim, Victor Freitas criticou os deputados do PSD que não conseguira­m esclarecer “nem como chegaram ao valor de 30%, em 2003, nem como agora pedem 10%". Isto já depois de Jacinto Serrão (PS) ter feito uma acérrima defesa da República, o que levou Lopes da Fonseca (CDS) a lamentar que todas as intervençõ­es do socialista sejam “centralist­as”.

Élvio Sousa (JPP) disse ser “justo” e “historicam­ente aceitável”, embora consideran­do, também, pertinente saber “por que razão entregar ao Estado 10% e não 5%, por exemplo”. Ricardo Lume (PCP) defendeu que a maioria devia ter utilizado “o instrument­o do OE’2022 para implementa­r”, de forma mais célere.

 ?? ?? Maioria levou ao plenário um diploma para alterações na ‘Regionaliz­ação dos Serviços de Registo e Notariado’.
Maioria levou ao plenário um diploma para alterações na ‘Regionaliz­ação dos Serviços de Registo e Notariado’.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal