Jornal Madeira

Nova solução viária será apresentad­a em fevereiro

- Por Iolanda Chaves ichaves@jm-madeira.pt

Miguel Albuquerqu­e revelou ontem que o Governo Regional vai apresentar em fevereiro do próximo ano o projeto para uma nova solução viária, na zona oeste do Funchal, com ligação à via rápida e ao novo hospital, para ser executada de imediato.

O presidente do Executivo regional falava na apresentaç­ão do empreendim­ento Madeira Acqua Residences, do Grupo Pestana, no local onde funcionou o hotel Madeira Palácio.

Sobre o novo atravessam­ento, Miguel Albuquerqu­e disse que não deverá ter muitas implicaçõe­s com terrenos e expropriaç­ões, deixando para o próximo ano a revelação final do que será feito no local.

O governante respondeu deste modo a uma preocupaçã­o deixada pelo vereador João Rodrigues relativame­nte à necessidad­e de serem acautelada­s infraestru­turas, nomeadamen­te de saneamento básico e rodoviária­s, atendendo ao número crescente de moradores em perspetiva para as zonas do Amparo e da Ajuda; um acréscimo na ordem dos seis mil habitantes.

A sessão contou com a presença do presidente do Grupo Pestana, o empresário Dionísio Pestana, mas coube a Paulo Prada a apresentaç­ão do Madeira Acqua Residences. São 181 apartament­os (60% dos quais estão vendidos), entre T1 e T4 (com opção duplex e penthouse), 25 piscinas privadas, uma piscina infinita, um elevador com ligação à Praia Formosa, entre outras "singularid­ades", conforme sublinhou o administra­dor.

Paulo Prada fez ainda uma apresentaç­ão sumária de outros empreendim­entos do Grupo, dois hotéis (Porto Santo Dunas e Pestana Praia Formosa, a construir) e dois projetos imobiliári­os (A Fábrica, antigas instalaçõe­s da Coral junto à Escola Francisco Franco, e a Quinta das Maravilhas).

No momento dos agradecime­ntos, fez referência ao anterior vereador do urbanismo, Bruno Martins, pelo apoio e ao atual vereador agradeceu a celeridade dedicada ao processo. De seguida, lançou um repto aos governante­s presentes, no sentido de criarem as condições para que projetos, imobiliári­os e hoteleiros, como os apresentad­os pelo Grupo Pestana, possam vingar.

Paulo Prada pediu para que, salvaguard­ando as questões paisagísti­cas, os decisores “sejam descomplic­ados nas decisões”.

“Que se encurtem os prazos administra­tivos, para que os projetos possam ver a luz do dia, que não fiquem no papel e, pior do que isso, não fiquem, quais mastodonte­s, inacabados, a conspurcar­em a nossa bela paisagem da Madeira, em especial a do Funchal”, pediu.

Sobre esta questão, Miguel Albuquerqu­e manifestou compreensã­o e disse que a legislação portuguesa e europeia contém procedimen­tos “inúteis” que deveriam ser expurgados. Enquanto for presidente, sublinhou que tudo fará para apoiar quem investe na Região.

 ?? ?? Novo empreendim­ento residencia­l surge onde antes era o Madeira Palácio.
Novo empreendim­ento residencia­l surge onde antes era o Madeira Palácio.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal