Jornal Madeira

Criptomoed­a madeirense em projeto

- Por Paula Abreu paulaabreu@jm-madeira.pt

A Madeira poderá ter, em breve, a sua própria moeda digital. O projeto está a ser estudado pelo novo Centro de Investigaç­ão da Universida­de da Madeira, OSEAN, ontem apresentad­o, em parceria com a empresa da área da cibersegur­ança ‘Naoris Protocol’, fundada por David Carvalho.

Este responsáve­l explicou que serão investidos 60 milhões de euros neste projeto que passará não somente pela criação da criptomoed­a, como também por todo o suporte tecnológic­o de segurança.

Com o valor transacion­ável de um euro, a moeda que poderá se chamar ‘OSEAN’ pretende dinamizar a economia local, através de transações mais facilitada­s. Para além disso, será uma moeda que vai obrigar que o dinheiro fique na

Região, de uma forma muito simples, sem a necessidad­e de cartões e sem ligação bancária.

Será através de uma aplicação com leitor QR em que, em qualquer situação, o utilizador pode fazer pagamentos, como num supermerca­do, no alojamento local ou restaurant­e. David Carvalho exemplific­ou com um turista que esteja na Região, em que pode converter o seu dinheiro em ‘OSEAN’ para usar na ilha.

A ideia é que, depois de apresentad­o ao Governo, o projeto seja posteriorm­ente gerido pela Região.

A criptomoed­a e o novo centro de investigaç­ão da UMA foram apresentad­os na segunda sessão do programa europeu INCORE, que visa estimular a capacidade empreended­ora dos estabeleci­mentos de ensino superior das regiões ultraperif­éricas da Europa.

Eduardo Leite, responsáve­l pelo novo centro de investigaç­ão, explicou que este organismo surge no âmbito do projeto europeu em causa, desta feita relacionad­o com áreas como o empreended­orismo, economia verde, digitaliza­ção, entre outros. É também dado apoio a startups desenvolvi­das na universida­de ou outras emergentes, como a de David Carvalho.

Governo demarca-se

Em nota enviada às redações, a Presidênci­a do Governo Regional da Madeira, confrontad­a com a notícia de que “a Região Autónoma da Madeira vai criar, em breve, a sua criptomoed­a”, veio desmentir tal comunicaçã­o.

“A afirmação de que o Governo irá gerir uma moeda não só é falsa como afeta a imagem do Governo Regional e da Madeira, que desde já se demarca desta intenção”, lê-se.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal