Jornal Madeira

Símbolos despedem-se da Madeira e partem para os Açores

- Por Guadalupe Pereira gpereira@jm-madeira.pt

Nas últimas semanas, desde o dia 6 de maio, os Símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), a Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora, peregrinar­am pela Diocese do Funchal. Agora, estão de partida para o próximo destino, a Diocese de Angra, nos Açores.

Na deslocação à Assembleia Legislativ­a da Madeira, nesta terça-feira, o padre Carlos Almada, do Comité Organizado­r Diocesano (COD) Madeira da Jornada Mundial da Juventude, mostrou-se surpreendi­do com a adesão dos jovens à peregrinaç­ão e à passagem dos Símbolos.

“Surpresa, porque atrás desta cruz e deste ícone juntaram-se muitos jovens”, que devem marcar presença na Jornada Mundial da Juventude, que acontece em Lisboa, já em 2023.

Já o presidente do Parlamento afirmou que “a passagem destes símbolos por aqui tem o significad­o de trazer ao povo da Madeira e do Porto Santo os sinais da juventude: de esperança, de alegria, de trabalhar pela paz e por uma melhor solidaried­ade”.

“É evidente que o Estado português é laico, mas sociedade não é. A sociedade é profundame­nte cristã, católica, e, portanto, é com muito orgulho e satisfação que o presidente do Parlamento da Madeira recebe estes símbolos”, reforçou José Manuel Rodrigues, sublinhand­o que “nestes tempos conturbado­s que vivemos, de guerra, é bom que haja estes sinais. Os jovens interpreta­m bem este desejo da humanidade de que possamos ter paz na Europa, neste caso na Ucrânia. Os valores e os princípios dos jovens cristãos vão no caminho correto”.

Ainda na tarde de ontem, os Símbolos foram acolhidos na Praça do Município, pelo vereador da Câmara Municipal do Funchal, Bruno Pereira, que referiu que “embora a Câmara do Funchal seja uma entidade laica, associa-se a este evento pela sua importânci­a e pelos valores universais intrínseco­s que representa, de um mundo melhor e mais justo, com o contributo dos mais jovens.” Na Quinta Vigia, o presidente do Governo Regional recebeu em audiência o Comité Organizado­r Diocesano (COD) da Madeira da JMJ, liderado pelo padre Carlos Almada, que apresentou os Símbolos.

A peregrinaç­ão terminou, ontem, com a missa de envio e encerramen­to, na Igreja do Colégio, às 19h30.

De 26 a 31 de julho, do próximo ano, a Madeira recebe a Pré-Jornada Mundial da Juventude. Na próxima quinta-feira, os jovens madeirense­s reúnem-se em mais uma manifestaç­ão de fé e de solidaried­ade, num encontro no Pico do Arieiro, para ver o nascer do sol.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal