Jornal Madeira

Balcão Cristal acolhe ‘Ouvidor Geral’

- Por Catarina Gouveia catarina.gouveia@jm-madeira.pt

OTeatro Feiticeiro do Norte vai acolher, no Balcão Cristal, entre os dias 26 e 28 de maio, a peça ‘Ouvidor Geral’. Com texto de Miguel Castro Caldas, a partir da obra ‘O outro exílio’, do escritor egípcio A. R. Azzam, trata-se de um monólogo com encenação e interpreta­ção de Manuel Wiborg numa abordagem à vida do soldado português da baixa nobreza Fernão Lopes, que em 1506 partiu com Afonso Albuquerqu­e para a Índia, onde se converteu ao islamismo.

O crime de apostasia e a revolta contra Afonso Albuquerqu­e fez com que este se vingasse com tortura e mutilação, tornando o guerreiro Fernão Lopes num qualquer indigente que deambulava por Goa durante a primeira conquista dos portuguese­s na Índia.

No regresso a Portugal, em 1515, já após o faleciment­o de Afonso de Albuquerqu­e, o renegado Fernão Lopes acabou por fugir do barco onde viajava, escondendo-se na então deserta ilha de Santa Helena, onde viveu sozinho durante cerca de uma década.

Esta produção do Teatro do Interior – Associação Cultural, que estreou em Lisboa no passado mês de fevereiro, retrata, no fundo, em forma de monólogo, “o primeiro Robinson Crusoé da História”, referiu na altura à agência Lusa Manuel Wiborg.

O ator que dá vida a Fernão Lopes, conhecido pelos diversos papéis que interpreto­u em produções televisiva­s, como ‘Vila Faia’, ‘Laços de Sangue’ ou ‘Terra Brava’, referiu à mesma fonte que a personagem a quem dá corpo se define como um "homem muito humanista para o seu tempo", já que se converteu ao islamismo, "por discordar da forma brutal como os colonizado­s eram tratados pelos portuguese­s na Índia".

Wiborg explicou ainda que Fernão Lopes, que acabara por povoar aquele território com o apoio de navegadore­s que o foram descobrind­o, foi mais tarde levado de volta a Portugal, perdoado por João III e pelo Papa Clemente VII, que lhe concedeu a realização de um desejo: regressar a Santa Helena.

As sessões do ‘Ouvidor Geral’ acontecem naquele espaço situado junto à Capela do Corpo Santo entre quinta-feira e sábado, às 21 horas, havendo ainda uma sessão para escolas e instituiçõ­es (mediante reserva prévia) agendada para as 15 horas de sexta-feira, dia 27 de maio.

Os bilhetes custam oito euros para o público em geral e quatro euros para estudantes, maiores de 65 anos, e outros casos devidament­e protocolad­os. De realçar que a lotação do Balcão Cristal está limitada a 20 lugares, sendo que as reservas devem ser efetuadas para os contactos feiticeiro­donorte@feiticeiro­donorte. pt e 933936243.

 ?? ?? Peça com encenação e interpreta­ção de Manuel Wiborg estará em cena de 26 a 28 de maio.
Peça com encenação e interpreta­ção de Manuel Wiborg estará em cena de 26 a 28 de maio.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal