Jornal Madeira

“Teoria de dividir regiões tem de acabar”

- D.S.

Na sequência de uma abertura entre ilhas que tem vindo a ser relevada por ambas as partes, os grupos parlamenta­res do PSD Madeira e Açores agendaram para a semana em curso um trabalho conjunto, entre terça-feira e hoje, em Ponta Delgada, Açores, numa ‘cimeira insular’ para debater as autonomias e desafios comuns, enquanto regiões insulares e ultraperif­éricas portuguesa­s.

O primeiro dia de trabalhos foi preenchido com audiências com o presidente da Assembleia Legislativ­a dos Açores, Luís Garcia, e com o presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, abordando os principais temas comuns de ambas as regiões, e para os quais se pretende obter sinergias, especialme­nte no que se refere à Lei das Finanças Regionais e à pretendida Revisão Constituci­onal.

Especifica­mente, na audiência com Luís Garcia, os deputados sensibiliz­aram para a celeridade dos trabalhos da Comissão Eventual do parlamento açoriano em relação à Revisão da Lei das Finanças Regionais, uma vez que a Assembleia da Madeira já fez o seu trabalho.

Já na audiência com José Manuel Bolieiro, foi defendido que os dois governos regionais possam desafiar o início de um processo negocial com a República com vista à aprovação de uma Lei das Finanças das Regiões Autónomas “mais justa e que possa reabilitar a confiança no relacionam­ento direto com o Estado, promover a estabilida­de orçamental e financeira, garantir a competitiv­idade fiscal, o cresciment­o económico e o desenvolvi­mento regional e capacitar as regiões autónomas de instrument­os financeiro­s para o futuro”.

Uma lei que “respeite a realidade de cada uma das regiões autónomas e que seja o resultado de uma convergênc­ia regional e não de uma divergênci­a que apenas favoreça o Estado português”.

No rescaldo das reuniões já efetuadas em território açoriano, Jaime Filipe Ramos releva que "esta teoria que prevaleceu durante algum tempo de dividir as Regiões para beneficiar o Estado tem de terminar. Esse é um jogo que só interessa ao Estado Português, mas não interessa aos portuguese­s do Atlântico." Ou seja, acentua o líder parlamenta­r, as Regiões Autónomas estão "do mesmo lado" e é nessa condição que devem reivindica­r matérias em comum.

 ?? ??
 ?? ?? Parlamenta­res reuniram com José Manuel Bolieiro e com Luís Garcia.
Parlamenta­res reuniram com José Manuel Bolieiro e com Luís Garcia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal