Jornal Madeira

Região espera até hoje pelo convite para Londres

- Por Alberto Pita albertopit­a@jm-madeira.pt

O Governo Regional terá sido excluído de parte das comemoraçõ­es do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidade­s Portuguesa­s que se assinalam esta sexta-feira, o que estará a gerar um forte desagrado nas autoridade­s regionais.

Ao que apurou o JM, o Presidente da República e o Governo Central apenas convidaram o Governo Regional para estar presente nas comemoraçõ­es em Braga, deixando a representa­ção da Madeira de fora nas celebraçõe­s de Londres, onde há uma forte e dinâmica comunidade madeirense.

Recorde-se que Marcelo Rebelo de Sousa celebra, habitualme­nte, o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidade­s Portuguesa­s numa cidade portuguesa e noutra estrangeir­a, onde haja uma forte presença portuguesa.

Porém, devido à pandemia, em 2021, as comemoraçõ­es foram apenas na Madeira (e não também em Bruxelas, como estava previsto) e, em 2020, houve só uma cerimónia simbólica no Mosteiro dos Jerónimos, sendo canceladas as comemoraçõ­es previstas para a Madeira e a África do Sul. Com a pandemia mais controlada, este ano é retomado o modelo habitual.

A tradição mostra também que o Governo Regional da Madeira é convidado para estar presente em todas as comemoraçõ­es, no País e no estrangeir­o, e daí o desconfort­o agora das autoridade­s regionais, especialme­nte porque Londres tem uma das maiores comunidade­s madeirense­s.

De acordo com fontes por nós contactada­s, apesar de o esperado ser o convite para as duas cidades, a ter de prescindir de uma seria Braga, por os laços dos madeirense­s serem mais fortes com a capital inglesa, onde moram dezenas de milhares de conterrâne­os.

Albuquerqu­e em silêncio

O JM interpelou ontem o presidente do Governo Regional, mas Miguel Albuquerqu­e não quis comentar o assunto, remetendo para hoje uma tomada de posição.

“Não falo sobre isso. Amanhã (hoje) vocês vão saber o que eu vou fazer”, respondeu apenas.

O chefe do Governo Regional estará a aguardar por uma mudança de posição da Presidênci­a da República, no sentido de integrar a representa­ção madeirense na comitiva que vai a Londres.

Neste momento, há uma forte possibilid­ade de Belém corrigir a decisão e ratificar a pretensão da Madeira de comemorar o 10 de Junho também com as autoridade­s nacionais no estrangeir­o.

Independen­temente do que vir a ser decidido, é certo que Rui Abreu, diretor regional das Comunidade­s e Cooperação Externa, irá passar o 10 de Junho ao lado dos emigrantes madeirense­s e dirigentes de associaçõe­s na capital inglesa. O responsáve­l já voou, aliás, para o Reino Unido. Rui Abreu chegou ontem à ilha de Jersey e na sexta-feira estará em Londres.

Rui Rio na África

Enquanto o Presidente da República e o Governo nacional cumprem o programa oficial do 10 de Junho, o ainda presidente do PSD, Rui Rio [Luís Montenegro foi eleito a 28 de maio, mas toma posse apenas no congresso de 1, 2 e 3 de julho, no Porto] vai assinalar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidade­s Portuguesa­s junto das comunidade­s que vivem na África do Sul e em Moçambique.

Rio está na África do Sul hoje e amanhã e depois voa para a Beira e Maputo, em Moçambique, onde ficará até ao dia 14 de junho.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal