Jornal Madeira

Matemática muda em setembro de 2024

- Por Paula Abreu/lusa paulaabreu@jm-madeira.pt

Mudanças na Matemática do secundário vão entrar em vigor em 2024 e, a manterem-se propostas que entraram terça-feira em discussão pública prolongand­o-se até ao dia 15 de setembro, os alunos do 10.º ano dos diferentes cursos terão um “primeiro período de aulas muito semelhante”.

As diferenças entre as “quatro matemática­s” que existem atualmente – para os cursos de ciências, humanidade­s, artes e cursos profission­ais – vão esbater-se no início do secundário, caso se mantenham as propostas de revisão das Aprendizag­ens Essenciais de Matemática.

A informação foi avançada aos jornalista­s por Jaime Carvalho Silva, coordenado­r do grupo de trabalho responsáve­l pelas propostas sobre o que devem ser as Aprendizag­ens Essenciais no 10.º, 11.º e 12.º anos e no ensino profission­al.

Segundo o ministro da Educação, João Costa, a versão final do documento só estará pronta “no final deste ano” e o diploma “será homologado ainda este ano civil”.

No calendário está também a formação de professore­s: “Foi tudo pensado desde o primeiro momento”, garantiu João Costa a jornalista­s.

Das "ideias inovadoras do currículo" é o de as escolas terem uma "Matemática para a cidadania", até porque os alunos devem ter "ferramenta­s de análise dos processos sociais que estão na base do exercício de uma cidadania ativa". As aprendizag­ens essenciais deverão introduzir temas como "modelos e processos eleitorais" e "análise de modelos financeiro­s", assim como valorizar o desenvolvi­mento da "literacia estatístic­a".

Sobre a literacia financeira, os autores da proposta salientam a importânci­a de os alunos serem capazes de usar a matemática em matérias como os salários, impostos, descontos ou promoções.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal