Jornal Madeira

Rússia recusa retirada de tropas da Ucrânia

-

O chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, condiciono­u ontem um eventual encontro entre os presidente­s da Rússia e da Ucrânia ao reinício de negociaçõe­s bilaterais e recusou a exigência ucraniana de retirada das tropas russas.

Numa conferênci­a de imprensa em Ancara após conversaçõ­es com o seu homólogo turco, Mevlut Cavusoglu, Lavrov desvaloriz­ou os apelos do Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, para um encontro com o líder russo, Vladimir Putin.

“Zelensky quer reunir-se para se reunir”, comentou o ministro dos Negócios Estrangeir­os russo, citado pela agência espanhola EFE.

Lavrov reiterou que as suas partes têm de retomar as negociaçõe­s antes de se falar num eventual encontro entre os dois presidente­s.

O ministro russo questionou a exigência de Zelensky, para se encontrar com Putin, de uma retirada das tropas russas para as posições anteriores a 24 de fevereiro, quando a Rússia invadiu a Ucrânia.

“Esta é uma abordagem absolutame­nte não séria, que também está em completa contradiçã­o com as iniciativa­s apresentad­as pela própria delegação ucraniana a 29 de março”, em Istambul, disse.

“A bola está no campo da Ucrânia há quase dois meses, desde meados de abril, quando eles próprios mudaram a sua própria abordagem, tal como apresentad­a em Istambul”, acrescento­u Lavrov.

O chefe da diplomacia turca mostrou-se mais otimista, dizendo que notava uma “atmosfera mais positiva” nas últimas semanas.

“Se ambos os lados estiverem prontos a confiar um no outro, estamos prontos a lidar construtiv­amente com esta questão, como fizemos em Antalya”, disse, referindo-se às negociaçõe­s entre a Rússia e a Ucrânia realizadas na Turquia.

Segundo Cavusoglu, a Turquia

 ?? ?? Invasão da Rússia à Ucrânia começou no passado dia 24 de fevereiro.
Invasão da Rússia à Ucrânia começou no passado dia 24 de fevereiro.
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal