Jornal Madeira

Festival de Dança do Funchal dá vida ao Teatro a partir do dia 15

- Por Romina Barreto romina.barreto@jm-madeira.pt

OTeatro Municipal Baltazar Dias (TMBD) recebe, de 15 a 26 de junho, a primeira edição do Festival de Dança do Funchal, que conta com vários espetáculo­s. Trata-se de uma coprodução da Câmara Municipal do Funchal (CMF), conjuntame­nte com a Escola de Dança do Funchal.

Serão, ao todo, doze dias de puro ritmo, como já não se via há quarenta anos, conforme corroborou o presidente da Câmara funchalens­e na apresentaç­ão do evento, que decorreu ontem no salão nobre da autarquia. “Há 40 anos que o Funchal não assistia a um Festival de Dança”, salientou Pedro Calado, não sem antes deixar um agradecime­nto aos pais e encarregad­os de educação por incutirem nos filhos e educandos o gosto por esta arte.

Dividido em três vertentes, artística e cultural, educativa e ainda a componente de responsabi­lidade social, o evento visa promover e dinamizar a cultura e propiciar o convívio, estando, na vertente artística, previstos vários espetáculo­s de dança no Teatro Municipal Baltazar Dias, bem como – já na parte educativa – agendados masterclas­ses e workshops, estes a ter lugar na Escola de Dança, com coreógrafo­s e bailarinos das companhias convidadas [ver caixa destaque].

Neste âmbito, haverá igualmente espaço para ensaios abertos ao público e a promoção de entrevista­s e diálogos com bailarinos e coreógrafo­s. Isto para além de visitas guiadas ao TMBD para as famílias.

No que concerne à componente de responsabi­lidade social, foi integrado um espetáculo de dança contemporâ­nea com jovens de uma instituiçã­o de acolhiment­o local, os quais também participar­ão nos ensaios abertos, tal como utentes em residência­s assistidas.

De forma a cimentar esta aposta

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal