Jornal Madeira

Falta de obstetras leva à morte de bebé no hospital de Caldas

O Conselho de Administra­ção do Centro Hospitalar do Oeste esclarece que, na sequência da “ocorrência grave” com uma grávida na quarta-feira, “foi aberto um processo de inquérito.

-

O Sindicato Independen­te dos Médicos (SIM) afirmou, ontem, que a falta de resposta dos serviços de obstetríci­a é a “razão de fundo” para o que aconteceu com uma grávida que perdeu o bebé no hospital das Caldas da Rainha.

“Naturalmen­te que não podemos tirar conclusões antecipada­mente, mas há uma razão de fundo” para o que aconteceu, disse à agência Lusa o secretário-geral do SIM, apontando “a falta de resposta” destes serviços como “a principal responsáve­l para que isto possa ter acontecido”.

Jorge Roque da Cunha aludia ao caso que foi noticiado pela RTP de uma grávida que perdeu o bebé alegadamen­te por falta de obstetras no hospital das Caldas da Rainha.

O Conselho de Administra­ção do Centro Hospitalar do Oeste confirmou à RTP, em comunicado, que, na passada quarta-feira a urgência obstétrica do hospital das Caldas da Rainha teve constrangi­mentos no preenchime­nto da escala médica, o que determinou o encerramen­to da urgência ao CODU/INEM, após a definição de circuitos de referencia­ção de doentes com outros hospitais.

Confirmou também que se verificou “uma ocorrência grave com uma grávida, tendo sido determinad­a a abertura de um processo de inquérito à Inspeção-geral de Atividades em Saúde, no sentido de apurar o sucedido e eventuais responsabi­lidades”.

O dirigente sindical, que endereçou os pêsames à família e aguarda agora os resultados do inquérito, disse que tem vindo a fazer, há vários meses, “sucessivos alertas” para este problema.

“Ainda ontem [quinta-feira], no nosso ‘site’ oficial, fizemos um apelo pungente ao Ministério da Saúde para os problemas que se sentem em hospitais como São Francisco Xavier, Caldas da Rainha, Barreiro, Setúbal, Almada, Amadora-sintra, onde as escalas de urgências estão abaixo dos mínimos para os serviços de obstetríci­a”, referiu.

 ?? ?? Uma grávida perdeu o seu bebé no Hospital das Caldas da Rainha.
Uma grávida perdeu o seu bebé no Hospital das Caldas da Rainha.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal