Jornal Madeira

França disponível para ajudar a desbloquea­r o porto

O Presidente de França viajará na terça-feira para a Roménia para se encontrar com as tropas francesas e depois, na quarta-feira, seguirá para a Moldova para manifestar apoio a este país.

-

A França está disponível para participar numa “operação” para desbloquea­r o Porto de Odessa, no sul da Ucrânia, e exportar cereais para países que precisam deles, anunciou, ontem, o Palácio do Eliseu.

"Estamos à disposição das partes para que seja colocada em prática uma operação que permita o acesso ao Porto de Odessa em total segurança, ou seja, para permitir a passagem de barcos apesar do mar estar minado", disse um conselheir­o presidenci­al.

O Presidente de França, Emmanuel Macron, viajará na terça-feira para a Roménia para se encontrar com as tropas francesas e depois, na quarta-feira, seguirá para a Moldova para manifestar apoio a este país afetado pela guerra na Ucrânia, adiantou.

Já a data da visita do Chefe de Estado francês à Ucrânia ainda não foi estabeleci­da, acontecend­o quando for “oportuna” a Zelensky, reforçou.

A presidênci­a francesa reforçou ainda que a França quer que a Ucrânia saia "vitoriosa" do conflito com a Rússia.

"Como o Presidente teve a oportunida­de de dizer, queremos a vitória para a Ucrânia, queremos que a integridad­e territoria­l da Ucrânia seja restaurada, queremos que este conflito, esta guerra da Rússia contra a Ucrânia acabe o mais rápido possível”, sustentou.

Desafio à UE

Enquanto isso, o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, exortou a União Europeia (UE) a acelerar o processo de adesão e a virar a página sobre a atual "zona cinzenta", porque a situação atual representa uma "tentação" para a Rússia.

Entretanto, os separatist­as pró

TONELADAS -russos da autoprocla­mada república de Lugansk começaram ontem a enviar 650 toneladas de grãos ucranianos para a Rússia a partir da cidade de Staroblisk, no norte da região, noticiou a agência oficial russa TASS. A TASS cita declaraçõe­s do líder separatist­a de Lugansk, Leonid Pásechnik, à imprensa russa em Staroblisk, ocupada por milícias pró-russas e tropas russas na sequência da invasão da Ucrânia pela Rússia, em 24 de fevereiro.

A cidade está localizada a cerca de 60 quilómetro­s a nordeste de Severodone­tsk, atualmente palco de intensas batalhas entre o Exército ucraniano e os invasores russos. A Ucrânia denunciou o roubo de grãos ucranianos pela Rússia como saque ilegal dos seus recursos. O assessor do chefe da administra­ção pró-rússia de Staroblisk, Pavel Kharlamov, disse à TASS que o grão é enviado para a Rússia por via ferroviári­a.

Aquele dirigente acrescento­u que, em dois meses, Staroblisk enviará cerca de 200.000 toneladas de trigo e semente de girassol para a Rússia, que supostamen­te pagará aos agricultor­es pela "venda" de seus produtos.

650 de grãos ucranianos foram enviados ontem para a Rússia, pelos separatist­as prórussos.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal