Jornal Madeira

Bispo de Leiria-fátima lembra dor das crianças ucranianas

-

O bispo de Leiria-fátima lembrou ontem o sofrimento das crianças ucranianas, “com esta guerra que lhes mete medo, os fere, mutila e mata”, pedindo que se olhe para elas “com olhos de misericórd­ia”.

Na homilia da missa da peregrinaç­ão das crianças ao Santuário de Fátima, o bispo madeirense José Ornelas defendeu que as crianças constituem o “tesouro mais precioso da humanidade” e, por isso, devem ser “o centro das famílias” e a “esperança do mundo”.

O prelado, que é também presidente da Conferênci­a Episcopal Portuguesa (CEP), exortou ainda a que se olhem para as crianças “com olhos de misericórd­ia, pedindo para eles e para todo o mundo o dom da Paz, da fraternida­de e da justiça, especialme­nte para os mais frágeis e desprotegi­dos”.

A peregrinaç­ão das crianças ao santuário da Cova da Iria voltou, na quinta-feira e ontem, a realizar-se de forma presencial, depois de dois anos de interregno devido à pandemia de covid-19.

O reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, em declaraçõe­s citadas na página da instituiçã­o na Internet, sublinhou o “momento de alegria” que representa o regresso de forma presencial, embora com um número menor de participan­tes que em anos pré-pandemia.

“Sabemos que ainda é um número reduzido de crianças, comparando com outros anos, mas ainda assim é um bom sinal dá-nos ânimo e diz-nos que estamos a regressar aos poucos”, disse Carlos Cabecinhas.

Este ano, tendo em conta a temática do ano pastoral 2021-2022, a Peregrinaç­ão das Crianças tomou por título e tema a frase “Gostei muito de ver Nosso Senhor”, de Francisco Marto, o vidente de Fátima canonizado em 2017, conjuntame­nte com a sua irmã Jacinta, pelo Papa Francisco.

 ?? ?? O bispo madeirense José Ornelas defendeu que as crianças constituem o “tesouro mais precioso da humanidade”.
O bispo madeirense José Ornelas defendeu que as crianças constituem o “tesouro mais precioso da humanidade”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal