Jornal Madeira

Grupo ajuda a obter ‘Settled Status’ de forma gratuita

Grupo tem vindo a desempenha­r um papel de grande relevo ao nível do apoio à comunidade portuguesa, o qual foi reconhecid­o pelo Presidente da República, no dia 10 de Junho.

- Por Raul Caires raulcaires@jm-madeira.pt

O grupo ‘Settlement Team’, que possui dois membros madeirense­s, viu o seu trabalho ser reconhecid­o pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no dia 10 de Junho, com um convite para a receção que o Chefe de Estado ofereceu no Hotel Interconti­nental Park Lane, em Londres.

Dalila Teixeira e Lino Santos são os elementos madeirense­s do grupo que vem ajudando, sem solicitar qualquer contrapart­ida financeira, muitos compatriot­as a adquirir o novo estatuto de residente trabalhado­r junto das autoridade­s britânicas.

Criado por Domingos Cabeças, português natural de Montalegre, o grupo tem vindo a desempenha­r um papel de grande relevo ao nível do apoio à comunidade portuguesa na obtenção do ‘Settled Satus’, um registo obrigatóri­o para quem quer residir e trabalhar no Reino Unido que entrou em vigor após a saída deste país da União Europeia.

Todos os membros do grupo foram convidados individual­mente para participar na receção oferecida pelo Chefe de Estado português, e que decorreu no primeiro de dois dias de uma visita à capital britânica para celebrar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidade­s Portuguesa­s.

Lino Santos, natural do concelho da Calheta, que reside em Inglaterra faz 21 anos no próximo dia 21 de junho, não pôde estar presente porque teve de ir às comemoraçõ­es do Dia de Portugal em Maiorca, Espanha, onde a companheir­a, a cantora Lucia Macedo, participou nas festas.

O técnico de aqueciment­o elétrico, de 46 anos, explicou ao JM que fez questão de participar num “grupo que foi criado para ajudar a comunidade portuguesa a obter o ‘Settled Status’, ou seja, para “obter o direito de residir no Reino Unido após o Brexit”.

“O grupo ajudou e continua a ajudar muita gente até mesmo depois de ter terminado o prazo para a comunidade se registrar”, acrescento­u, dando como exemplo os “casos de membros da família dos residentes que queiram se juntar aos mesmos”.

Dalila Teixeira, natural de Gaula, que já ajudava portuguese­s antes da criação do grupo, referiu por seu turno que “existem ainda muitas pessoas a precisar de regulariza­r a sua situação”, inclusive “algumas que já nasceram no Reino Unido.”

Neste sentido, a motorista de autocarros públicos, que se radicou em Londres há 23 anos, observou que “existem pessoas com dificuldad­es financeira­s que estão a pagar pelo ‘status’ quando podem tratar do mesmo forma gratuita através do grupo”.

Recorde-se que na seção de Desafios da Diáspora do site do JM poderá encontrar a lista completa de nomes dos membros do grupo, bem como os respetivos contatos de telemóvel.

 ?? ?? Dalila Teixeira e Lino Santos ajudam pessoas a obterem o ‘Status’ de forma gratuita.
Dalila Teixeira e Lino Santos ajudam pessoas a obterem o ‘Status’ de forma gratuita.
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal