Jornal Madeira

POSEI segura aumentos de bens

-

O Governo Regional aplicou um apoio de 15% destinado a suportar custos sobre a importação de bens de primeira necessidad­e. Esta ajuda enquadra-se no âmbito do POSEI (programa específico para fazer face ao afastament­o e insularida­de da Madeira e dos Açores),

Trata-se de um apoio direcionad­o para a cobertura dos preços de transporte em todos os itens tidos como essenciais, tais como os cereais, como refere, ao JM, a diretora regional de Economia e Transporte­s Terrestres, Isabel Catarina Rodrigues, aludindo ainda para o facto de o mesmo incorporar uma “parcela relativa ao armazename­nto”.

Não contempla, segundo a governante, apoios ao custo da farinha no setor da panificaçã­o, “como chegaram a pensar alguns empresário­s”, depois de Miguel Albuquerqu­e ter anunciado incentivos ao setor em abril deste ano, antecipand­o então a subida de preços.

A medida criada surge na sequência da escalada de preços decorrente da invasão da Rússia à Ucrânia. “Fruto da conjuntura internacio­nal, decorrente da guerra na Ucrânia, o Governo Regional da Madeira já implemento­u, este ano, um aumento dessa ajuda em 15% face ao ano anterior, o que correspond­e a 252 mil euros no que diz respeito aos cereais”, sublinhou.

A diretora regional revela igualmente que, “neste momento, este apoio situa-se nos 150 euros por tonelada de cereal importado, o que contribui para atenuar o custo de produção.”

 ?? ?? Apoio de 15% ajuda a suportar custos de importação de bens essenciais.
Apoio de 15% ajuda a suportar custos de importação de bens essenciais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal