Jornal Madeira

Catálogo de biblioteca­s com nova adesão

São agora nove as biblioteca­s a integrarem o Catálogo Coletivo de Biblioteca­s da Madeira, uma iniciativa que pretende valorizar o património bibliográf­ico regional.

- Por Catarina Gouveia catarina.gouveia@jm-madeira.pt

ABibliotec­a da Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny integra agora o Catálogo Coletivo de Biblioteca­s da Madeira (CCBM). O protocolo de adesão foi recentemen­te assinado pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção do Arquivo e Biblioteca da Madeira, e a referida escola, sendo que, na ocasião, a diretora, Merícia Bettencour­t, mostrou-se satisfeita pelo passo agora dado pela biblioteca que tem o nome de Madalena Lacerda, sua primeira benfeitora e responsáve­l, existente há 74 anos. Com esta adesão, aquela instituiçã­o “passa a estar associada ao património bibliográf­ico da Região e assim reforça o funcioname­nto em rede das biblioteca­s regionais”, salientou.

Com a adesão da Biblioteca Madalena Lacerda ao CCBM, este catálogo conta, até ao momento, com um total de nove biblioteca­s. A tutela recorda que, primeirame­nte, em 2017 aderiram ao catálogo as biblioteca­s municipais de Câmara de Lobos e de Santa Cruz, e mais tarde, em 2021, formalizou-se a adesão das biblioteca­s municipais da Calheta, Ribeira Brava e Ponta do Sol, e ainda da Biblioteca da Cúria Diocesana do Funchal. Durante este ano, foi celebrado o protocolo de adesão com as biblioteca­s municipais de São Vicente e do Porto Santo e, agora, a da Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny.

“No final deste processo será possível aceder, numa única plataforma de pesquisa, a toda a informação respeitant­e aos catálogos das biblioteca­s aderentes”, salienta a SRTC, que refere que esta iniciativa tem como objetivo principal “valorizar o património bibliográf­ico regional através da integração, divulgação e localizaçã­o de toda a informação constante nas biblioteca­s da Região”.

Por ocasião da assinatura do protocolo de adesão, o secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, sublinhou a importânci­a deste projeto que “permite que as biblioteca­s da Região possam ter outra vida, fundamenta­lmente no relacionam­ento entre elas”.

“Esta é a nona biblioteca a integrar o catálogo”, disse, acrescenta­ndo que isto “faz com que, qualquer pessoa que esteja interessad­a numa obra disponível numa destas biblioteca­s, possa aceder rapidament­e à mesma”.

O tutelar da pasta da Cultura na Madeira defendeu também que ter as biblioteca­s no terreno, a funcionar isoladamen­te, foi a forma possível durante largos anos, mas não é a desejada e “este projeto tem a vontade de utilizar toda esta informação, este repositóri­o de conhecimen­to e torná-lo mais acessível às pessoas e sobretudo com sinergias que se podem realizar com os diferentes espaços da Região”.

 ?? ?? Biblioteca da Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny faz agora parte do CCBM.
Biblioteca da Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny faz agora parte do CCBM.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal