Jornal Madeira

RESILIÊNCI­A CONDUZIU SÉRGIO FREITAS AO TÍTULO DE ‘VIRIATO’

O experiente atleta madeirense venceu a 11.ª edição do ‘Oh Meu Deus - Ultra Trail Serra da Estrela’, onde foi o mais rápido a completar a prova dos 200 quilómetro­s, sendo coroado como o ‘viriato’ da competição, pela resiliênci­a no exigente trajeto.

- Por Daniel Faria danielfari­a@jm-madeira.pt

Sérgio Freitas é o primeiro ‘viriato’ madeirense, depois do triunfo na 11.ª edição do ‘Oh Meu Deus - Ultra Trail Serra da Estrela’, onde foi o mais rápido a completar a prova dos 200 quilómetro­s, no passado fim de semana.

Na sua estreia na competição, o ‘rijo’ atleta madeirense conseguiu o triunfo na exigente prova, sendo coroado como ‘viriato’ – fazendo alusão ao resiliente chefe militar lusitano do século II a.c -, distinção para quem vence e consegue, naturalmen­te, fazer face ao difícil desafio de concluir a prova.

A competição foi realizada em duas fases: os primeiros 160 quilómetro­s foram feitos em 29 horas e 32 minutos, marca que permitiu ao madeirense abordar os restantes 40 quilómetro­s, concluídos em cerca de oito horas, culminando no tempo final de 38 horas e nove minutos.

Com o triunfo, Sérgio Freitas colocou o nome na história como o primeiro madeirense a vencer a competição, exibindo natural satisfação pela conquista.

“Consegui vencer logo na estreia e isso claro que é satisfatór­io. A princípio vinha com a ideia de ser o viriato mas sofri uma lesão que me deixou receoso. Mesmo assim, consegui ir gerindo e acabei por ser o primeiro classifica­do”, disse, lembrando a “dureza” da prova e o “intenso calor” que se fazia sentir. “Nos primeiros 7 quilómetro­s estava a começar a ficar mal, devido ao calor. Sentia tonturas, mas abrandei o ritmo e fui gerindo as coisas de forma mais produtiva”, realçou.

Em relação à preparação, foram “seis meses” de treino, com “uma lesão ao terceiro mês”, que obrigou a uma paragem de “quase mês e meio”.

As semanas de trabalho fixam-se em “cinco ou seis treinos”, com a intensidad­e a ser maior no fim

Nome: SÉRGIO MARTINHO ZEQUIEL FARIA DE FREITAS Idade: 47 ANOS

Clube: CENTRO CULTURAL DESPORTIVO CÂMARA MUNICIPAL FUNCHAL de semana, onde Sérgio “corria 60 quilómetro­s durante 7 a 8 horas”.

Ainda ao nível preparatór­io, o atleta considera que “grande parte do trabalho também se prende com a mente”, aliando uma “mente forte ao físico”, pois “só assim é possível enfrentar este tipo de desafios”.

No decorrer da prova, Sérgio Freitas garante que nunca pensou em desistir, lembrando que “em quase 100 atletas, apenas 20 e poucos terminaram a prova”.

No rescaldo do triunfo, o ma

 ?? ?? Sérgio Zequiel Freitas foi o primeiro madeirense a vencer a dura prova em Portugal Continenta­l.
Sérgio Zequiel Freitas foi o primeiro madeirense a vencer a dura prova em Portugal Continenta­l.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal