Jornal Madeira

Pandemia agravou saúde mental e maus-tratos familiares

-

O secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, considera que a Madeira está preparada para receber a onda de turistas nos próximos meses, por ter muita gente vacinada e outros que já apanharam imunidade natural contra a covid-19. Desdramati­za, por isso, a questão dos grandes ajuntament­os.

Pedro Ramos, que esteve, ontem de manhã, na abertura do IV Encontro do Serviço Social, voltou a reafirmar aos jornalista­s que não há, para já, casos de varíola dos macacos na Madeira. Admitindo que a pandemia teve reflexos na saúde mental da população e que pode ter havido também um aumento do número de casos de maus-tratos na família, Pedro Ramos adiantou que o SESARAM tem procurado dar uma resposta através das áreas da pedopsiqui­atria, psiquiatri­a e psicologia. Na organizaçã­o deste evento, da responsabi­lidade do Serviço Social do SESARAM, que é dirigido por Márcia Assunção, esteve também o presidente do Tribunal Judicial da Comarca da Madeira, Filipe Câmara.

À margem da sua intervençã­o e em declaraçõe­s aos jornalista­s, o juiz referiu que, no ano passado, deram entrada no Juízo de Família 1.500 processos, sendo que a maioria está relacionad­a com o incumprime­nto da prestação de alimentos por parte do progenitor, em caso de separação.

Filipe Câmara adiantou que há mais incumprime­ntos mas diz que no que se refere a maus-tratos o aumento não é significat­ivo. Alguns pais têm dificuldad­e em cumprir com a pensão de alimentos. O Tribunal de Família e Menores tem 3 juízes efetivas mas já foi pedido o alargament­o dos quadros. Este ano, o quadro será revisto e há a hipótese de entrar mais um juiz.

 ?? ?? Pedro Ramos presidiu abertura do IV Encontro do Serviço Social.
Pedro Ramos presidiu abertura do IV Encontro do Serviço Social.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal