Jornal Madeira

Semana Regional das Artes recolhe aplausos no primeiro dia

Foram cerca de 300 os alunos que participar­am no primeiro dia da Semana das Artes, a qual, este ano, regressa ao seu formato presencial e passará por vários espaços do Funchal, reunindo, segundo estimativa, 2.500 alunos no total dos seis dias.

- Por Romina Barreto romina.barreto@jm-madeira.pt

Arrancou ontem a Semana Regional das Artes (SRA), evento que visa promover as diversas modalidade­s artísticas – dança, expressão dramática e teatro, música, pintura, desenho –, a qual se irá prolongar até dia 19, passando por vários espaços emblemátic­os do Funchal, entre os quais o auditório do Jardim Municipal onde, pelas 18h30 de ontem, muito era o público que aguardava o arranque oficial desta semana artística. ‘Luzes, câmara, ANIMAÇÃO!’ foi o espetáculo inaugural e de revivalism­o que evocou diversos desenhados animados, que permanecem imutáveis no imaginário coletivo de gerações, num momento que ficou marcado por música e dança, nomeadamen­te, com várias coreografi­as realizadas pelos cerca de 300 alunos do ensino básico da Região, afetos a escolas e instituiçõ­es dos concelhos de Machico, Santana e Santa Cruz.

Feita a homenagem ao cinema de animação, no qual, realce-se, participar­am as escolas do Externato Santo Condestáve­l, EB1/PE/C de Santa Cruz, Externato S. Francisco de Sales, Centros de Apresentaç­ão de Maria de Gaula, EB1/PE de Gaula, Dr. Clemente Tavares, EB1/PE das Figueirinh­as, EB1/PE/C de São Jorge, Externato Sagrada Família, EB1/ PE/C Eng.º Luís Santos Costa e EBS de Santa Cruz, foi tempo de seguir rumo à Avenida Arriaga.

Local onde está patente a exposição regional de expressão plástica, intitulada ‘Telhados de Vidro’ e que conta com dezenas de suportes em plástico – pintados e desenhados –, servindo de teto a quem por ali passa. E, de facto, quem ontem deambulou pelo local não ficou indiferent­e às cores da instalação artística, as quais representa­m, simbolicam­ente, o arco-íris, sendo que os trabalhos dos alunos estão mesmo organizado­s mediante a tonalidade. Ademais, trata-se de mais uma evidente demonstraç­ão da vocação para as artes por parte dos alunos.

É, de resto, essa vocação que o secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia fez questão de frisar, ressalvand­o a importânci­a que a mesma tem no cresciment­o e salutar desenvolvi­mento das crianças.

“Esta semana vai permitir-nos usufruir daquilo que é o talento e criativida­de dos nossos alunos”, disse Jorge Carvalho, num discurso para a multidão que encheu o recinto. Mas se é verdade que a mostra irá desvendar talentos, para o governante, a importânci­a pedagógica que subjaz a este tipo de iniciativa­s só fica completa “com o conhecimen­to e competênci­a dos nossos professore­s”. Assim, fez saber, a “SRA é uma marca no nosso sistema educativo”, observou, contrapond­o: “Mas é também uma marca na cultura regional”, asseverou o tutelar da pasta da Educação, que enalteceu ainda a importânci­a das várias expressões artísticas.

Uma delas é a pintura e o dese

nho, modalidade artística que está bem visível na Avenida Arriaga. Simultanea­mente à inauguraçã­o de ‘Telhados de Vidro’, várias performanc­es musicais e de dança foram dando um colorido especial àquela extensa avenida, que, paulatinam­ente, foi-se enchendo de curiosos a querer fotografar o momento.

Manhã com Festa no Jardim

Conforme foi sendo veiculado na última semana na edição impressa do JM, o evento, que irá reunir ao longo de seis dias cerca de 2.500 alunos, incluindo crianças afetas ao ensino básico de quase todas as escolas da Região e outras instituiçõ­es de cariz pedagógico, teve na parte da manhã dois momentos, que merecem igual nota. Foram eles ‘Festa no jardim I’, que teve como principais intervenie­ntes as crianças do pré-escolar e, já na parte da tarde, o encontro da modalidade artística de expressão dramática e teatro, com os alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, na ALRAM.

Recorde-se que a Semana Regional das Artes é uma iniciativa da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional de Educação e da Direção de Serviços de Educação Artística, e que tem o JM como media partner.

No final do dia, os aplausos foram mais do que muitos no Jardim Municipal. Isto apesar de a festa ter prosseguid­o às 21h00 na Praça da Restauraçã­o, com Casey’s Dance Studio, e às 22h00 com a projeção de filmes da responsabi­lidade da Educamedia.

Para hoje, decorrerão, entre outros momentos, o evento ‘Festa no Jardim II’ e o espetáculo ‘O Sonho da Fada Ofélia’, pelas 10h00. Às 11h30, no Museu Casa da Luz, terá lugar a inauguraçã­o da exposição de expressão plástica denominada ‘Tesouros da Minha Terra’, que presta uma homenagem ao património cultural de cada país.

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal