Jornal Madeira

Guerra sobe risco de pobreza em Portugal

-

A guerra da Ucrânia faz subir em 9,30 pontos percentuai­s o número de empresas portuguesa­s que declaram perdas pelos elevados preços energético­s, aumentando em 1,2 pontos percentuai­s o risco de pobreza no País, segundo o Banco Europeu de Investimen­to (BEI).

As contas da instituiçã­o europeia indicam que os preços mais elevados para bens essenciais, devido à guerra da Ucrânia, aumentam o risco de pobreza em 1,2 pontos percentuai­s, face a percentage­m que era de 19,97% em 2020.

“Para evitar que as pessoas vulnerávei­s caiam na pobreza, os governos europeus precisarão mais uma vez de intervir e fornecer uma rede de segurança”, aconselha o BEI.

Avaliado foi ainda o impacto da guerra nos bancos europeus, concluindo o BEI que “a exposição direta à Rússia e à Ucrânia é relativame­nte baixa”.

Dados da Autoridade Bancária Europeia destacados pelo BEI demonstram que, no final de 2021, a exposição dos bancos europeus à Rússia era de 76 mil milhões de euros, enquanto a exposição à Ucrânia era de 11 mil milhões de euros.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal