Jornal Madeira

Semana das Artes regista forte afluência

- Por Romina Barreto romina.barreto@jm-madeira.pt

A Semana Regional das Artes (SRA) já vai longa, com três dias riscados no calendário, sendo que a aposta ganha evidencia-se pelo muito público que tem marcado presença nos eventos agendados para esta semana.

Só no primeiro dia, no Jardim Municipal, um dos epicentros da SRA, e fazendo a soma de público nos eventos que lá acontecera­m, estima-se que a afluência do público tenha rondado as 900 pessoas, tal como na quarta-feira. Contas feitas, perto de dois mil visitantes já marcaram presença no certame, conforme perspetivo­u ao Jornal fonte da Direção de Serviços de Educação Artística.

Falamos de momentos que vão desde as exposições da modalidade artística de expressão plástica aos espetáculo­s musicais e demais performanc­es que contribuem para abrilhanta­r este evento, que conta já com onze edições e se caracteriz­a pelo espírito criativo que promove, desafiando as escolas a virem para a rua demonstrar as aptidões dos seus discentes.

Assim está a ser este ano, com um evento totalmente presencial, note-se, e que, apesar de dedicado aos talentos dos mais pequenos, não tem deixado de agradar a graúdos, que, de máquina em punho, fotografam os espetáculo­s, não ficando alheios, por exemplo, à instalação que percorre toda a Avenida Arriaga.

A bem dizer, a atração que está em exposição chama-se ‘Telhados de Vidro’ e reúne dezenas de trabalhos de expressão plástica de alunos que frequentam as escolas do ensino básico da Região e por utentes dos Centros de Atividades e Capacitaçã­o para a Inclusão (CACI), podendo-se observar pinturas e desenhos feitos com material de plástico que, depois, foram instalados no local, criando a ilusão de um teto transparen­te a quem por lá passa.

Neste projeto, participam, realce-se, sessenta escolas do 1.º ciclo através da atividade de enriquecim­ento curricular de expressão plástica, a que juntam dezassete escolas dos 2.º, 3.º ciclos e secundário, por via da modalidade artística de artes plásticas e 10 Caci's.

Algo que denota, por esta lógica, a inclusão de todas as crianças num projeto que se quer mostrar diferencia­dor e promotor do salutar desenvolvi­mento dos mais pequenos.

Em consonânci­a com os valores que preconiza, esta 11.ª edição conta com uma novidade que, volvidos três dias, já se revela vencedora e contribui para o convívio entre crianças que, este ano, foram presentead­as com um espaço em jeito de ateliê de artes, onde tem havido workshops, para além de atuações no palco contíguo instalado no espaço. Local esse que permite dar azo à imaginação.

E, de facto, muitos têm-no feito. Quer na pintura, desenho ou música e dança.

Chama-se ‘Aldeia das Artes’, está alocada na Praça da Restauraçã­o e, só no hiato temporal de terça-feira até ontem, terá recebido aproximada­mente 500 visitantes, contando-se muitos turistas e pais que acompanham os filhos ao local.

A SRA prolonga-se até domingo, 19 de junho, nesta que é uma iniciativa da responsabi­lidade da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia e à qual o JM se associou enquanto media partner.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal