Jornal Madeira

CERCO ÀS FAMÍLIAS

- Edmar Fernandes subdiretor efernandes@jm-madeira.pt

A guerra na Ucrânia tem provocado uma forte subida de preços, penalizand­o, em particular, as famílias mais carenciada­s. O JM dá a conhecer relatos de quem já considera um luxo abastecer o automóvel ou de quem faz contas difíceis sempre que tem de ir ao supermerca­do. “Um robalo tem de dar para três refeições”, contam-nos.

Fátima Aveiro, do Banco Alimentar Contra a Fome, admite que os pedidos de ajuda já aumentaram e sublinha as agruras da pobreza envergonha­da, abrindo a porta para aqueles que sofrem em silêncio, com vergonha de pedir apoio numa altura em que a inflação ‘queimou’ inúmeros orçamentos familiares.

Por outro lado, o turismo madeirense continua em alta. Basta aferir que o passado mês de abril teve uma receita total 33% superior à registada em igual período de 2019. Turistas que também enchem o Porto Santo, ilha que ficará lotada até outubro, conforme sublinha, com regozijo, o presidente da autarquia, Nuno Batista. E numa altura em que o desporto madeirense está de luto pela morte do piloto de ralis, Pedro Paixão, o dia de ontem ainda teve momentos festivos para os jovens do Nacional (sub-13 e sub-12) e Machico (sub-13) que conquistar­am Taças, bem como para os veteranos da Associação Aura, vencedores no escalão +35.

Outros jovens madeirense­s, 1.240 no total, assumem hoje outro desafio, pois realizam o exame nacional de Português de 12.º ano. Desafiante continua a postura do secretaria­do do PSD-M em relação a Pedro Calado, segundo confidenci­am diversos militantes ao JM. A exclusão do autarca do ‘palanque’ dos discursos no Chão da Lagoa promete aquecer os próximos dias.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal