Jornal Madeira

Debate aborda ensino superior

Sílvio Fernandes, reitor da UMA, e João Casanova de Almeida, ex-secretário de Estado do Ensino, prometem uma visão mais académica. O presidente Pedro Coelho e o secretário Jorge Carvalho asseguram a componente política. Mas há mais convidados.

- Por Miguel Silva msilva@jm-madeira.pt

4 Jornadas Madeira inicia a sua quarta edição na próxima terça-feira.

34 de três voltas às ilhas, a primeira sessão correspond­e à 34.ª conferênci­a.

Vem aí a 1.ª sessão da IV edição de Jornadas Madeira. O projeto que o JM tem levado a todos os concelhos desde 2019 regressa terça-feira e começa por Câmara de Lobos, no Museu de Imprensa da Madeira, a partir das 10 horas.

Neste regresso, o foco vai todo para o setor da Educação e, de forma particular, para o futuro do ensino superior e as saídas profission­ais. Que rumos, que estratégia­s, que modelos deve a Região seguir? Estas são certamente algumas das questões a colocar e para as quais esperamos o contributo de quatro oradores convidados, além de uma vasta plateia onde esperamos ter professore­s, alunos, autarcas, deputados e todos os cidadãos interessad­os em participar com propostas, ideias ou reparos dentro de um espírito democrátic­o.

Para este primeiro painel, como vai acontecer com outros temas e noutros concelhos, contamos com dois nomes bastante experiente­s e respeitado­s. Vamos conhecer primeiro a visão de Sílvio Fernandes, reitor da Universida­de da Madeira, seguido por João Casanova de Almeida, que foi secretário de Estado do Ensino e Administra­ção Escolar entre 2011 e 2015.

Escutadas estas duas intervençõ­es, abre-se o primeiro tempo de debate para o qual a plateia é convidada a colocar as suas questões.

A segunda parte dos trabalhos de uma manhã sem intervalo será assumidame­nte mais

2

política. E começa com duas curtas intervençõ­es de dois deputados da Assembleia Legislativ­a da Madeira, entidade que se associa novamente a este projeto do Jornal. A ideia é trazer o Parlamento para cada município e para cada debate de forma proporcion­al, o que implicará naturalmen­te maior destaque aos dois maiores grupos parlamenta­res.

Segue-se a opinião de Pedro

Coelho, presidente da Câmara do concelho anfitrião, e de Jorge Carvalho, secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia.

Embora ‘ Jornadas Madeira’ inclua uma passagem por cada um dos municípios, esperamos de todos os oradores – e da plateia – contributo­s para uma visão regional da temática em debate. Neste caso, o propósito é discutir o ensino superior e as saídas profission­ais dos jovens madeirense­s e não apenas os naturais de Câmara de Lobos.

E será assim também quando se discutir qualquer um outro tema em qualquer um dos outros 10 concelhos da Madeira.

Como tem acontecido desde 15 de janeiro de 2019, quando o JM promoveu a primeira edição de Jornadas Madeira, todo o evento implica uma ampla logística e um grande esforço do Jornal, a começar pela organizaçã­o e mobilizaçã­o dos participan­tes.

Esse empenho será ainda mais notado na edição do próprio dia da conferênci­a. Na próxima terça-feira, a edição impressa do Jornal terá uma abordagem alargada em jeito de retrato do setor e como mote para o debate que se espera vivo no auditório do Museu de Imprensa da Madeira.

Além disso, ao longo do próprio debate, uma equipa de jornalista­s vai destacar as principais ideias para a edição online do JM. Ao mesmo tempo, todas as intervençõ­es podem ser vistas através de vídeo em direto a partir do site e das redes sociais do Jornal. E, como sempre, a rádio JM FM vai transmitir toda a sessão, também em direto.

Na edição de quarta-feira, como acontece desde o primeiro evento, ficará um trabalho mais compacto e organizado sobre as principais ideias, as convergênc­ias e as divergênci­as que forem notadas.

Com essa ampla cobertura, conta o Jornal contribuir para um verdadeiro exercício de cidadania ativa de que se espera resultem sugestões que possam responder ao desafio em foco: o futuro do ensino superior e as saídas profission­ais para os jovens madeirense­s.

 ?? ?? I sessão da IV edição de Jornadas Madeira decorre no Museu de Imprensa da Madeira, em Câmara de Lobos.
DEPOIS
A CONFERÊNCI­A inclui quatro intervençõ­es e dois momentos de debate.
I sessão da IV edição de Jornadas Madeira decorre no Museu de Imprensa da Madeira, em Câmara de Lobos. DEPOIS A CONFERÊNCI­A inclui quatro intervençõ­es e dois momentos de debate.
 ?? ?? O PROJETO
O PROJETO
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal