Jornal Madeira

Aumentaram doenças do cabelo e unhas

- Por Paula Abreu paulaabreu@jm-madeira.pt

As patologias capilares e das unhas têm vindo a aumentar no país, uma tendência que não exclui a Madeira. Em Portugal, existem mais de 400 dermatolog­istas, e apenas 27 terão especializ­ação em tricologia e onicologia, subespecia­lidades da dermatolog­ia que estudam as afeções do couro cabeludo e dos cabelos e do diagnóstic­o e tratamento clínico ou cirúrgico das doenças que acometem as unhas, respetivam­ente.

Tal como noutras especialid­ades, há também falta de dermatolog­istas no país, admitiu Rubina Alves, secretária-geral do Grupo Português de Tricologia e Onicologia, que realizou ontem, no Funchal, a sua primeira reunião, com a participaç­ão de vários especialis­tas nacionais e internacio­nais (como dos Estados Unidos, Alemanha e Polónia).

As patologias relativas aos cabelos, couro cabeludo e unhas “têm tido um cresciment­o exponencia­l ao longo dos anos, com as pessoas a se manifestar­em mais preocupada­s com isso”. Contudo, muitas vezes, “não sabem a quem recorrer” e

“não têm um diagnóstic­o adequado e precoce para o devido tratamento”, explicou a dermatolog­ista do SESARAM, comentando que muitas pessoas não falam aos seus médicos de família sobre os problemas que possam ter com as unhas ou cabelo, o que pode atrasar na solução ou tratamento dos mesmos.

Por seu turno, o diretor regional de Saúde expôs o investimen­to que a Região tem feito na formação académica de médicos, principalm­ente na última década.

Herberto Jesus referiu, por outro lado, que a Madeira pretende ser um ‘Living Lab’ (laboratóri­o vivo) no futuro, pelas condições que oferece em termos de qualidade de vida e segurança. Consideran­do que a Região está “no caminho certo”, o diretor regional de Saúde explicou que o objetivo passa por “ganhar conhecimen­to, mas também gerar conhecimen­to”. O que será intensific­ado com o futuro hospital da Madeira.

 ?? ?? Decorreu, no Funchal, a primeira reunião do Grupo Português de Tricologia e onicologia.
Decorreu, no Funchal, a primeira reunião do Grupo Português de Tricologia e onicologia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal