Jornal Madeira

Próximo passo é todo o ano

-

Com a procura do destino Porto Santo a aumentar considerav­elmente, o Governo Regional, através da Secretaria Regional de Saúde e da Proteção Civil, garantiu, no ano passado, que o passo seguinte será a permanênci­a de uma equipa diferencia­da no socorro a ser realizado na ilha, durante todo o ano. A população aumenta devido aos milhares de turistas que procuram o Porto Santo para passar um período de férias, mas a própria população residente também justifica cuidados adequados de ordem médica préhospita­lar em períodos turísticos menos concorrido­s.

A operação da EMIR no Porto Santo, todo o ano, será diferente daquela que existe na Madeira. Enquanto na principal ilha do Arquipélag­o, a equipa é especializ­ada e realiza as missões fora do contexto hospitalar, com uma base própria na Cancela (Serviço Regional da Proteção Civil), no Porto Santo a operação será a partir do centro de urgências do Centro de Saúde. onde vão surgir as equipas para trabalhare­m na rua. O médico e enfermeiro estão alocados ao SU e também à viatura médica de emergência. No fundo, é aquilo que as Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER) fazem no Continente, que partem de vários serviços de emergência­s médicas das urgências dos principais hospitais.

A EMIR presta o apoio médico a várias instituiçõ­es, nomeadamen­te do Gabinete da Administra­ção

Pública do Porto Santo, do Centro de Saúde Dr. Francisco Rodrigues Jardim e da Associação Humanitári­a dos Bombeiros Voluntário­s do Porto Santo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal