Jornal Madeira

Rochas provocam danos no calhau da Lapa

- Por Paulo Graça paulo.graca@jm-madeira.pt

Os trabalhos de sustentaçã­o da escarpa do talude superior sobranceir­o do Calhau da Lapa, no Campanário, concelho da Ribeira Brava, continuam a decorrer a bom ritmo, podendo estar concluídos muito rapidament­e.

Nas últimas semanas, os rocheiros do Governo Regional estão a retirar muitas pedras de grande porte que estavam em risco de queda no talude superior da escarpa. O maior problema é que esses blocos são impossívei­s de dividir e, ao cairem da escarpa para o interior do Calhau da Lapa estão, naturalmen­te, a provocar danos nas estruturas lá existentes.

Contudo, a abertura do espaço ao público ainda vai demorar, já que têm de ser realizadas vistorias às instalaçõe­s e ainda uma avaliação por parte das autoridade­s e da Câmara Municipal da Ribeira Brava. Além disso, as quedas de pedras de grande porte vieram atrasar as previsões de abertura do espaço nesta época de verão.

Trabalhos continuam

Recorde-se que a Autarquia acabou por encerrar aquele espaço no dia 31 de maio, proibindo o acesso às infraestru­turas que ficam à beira mar, num local considerad­o paradisíac­o.

Por altura do seu encerramen­to, a Câmara Municipal da Ribeira Brava anunciou que existiam fissuras de mais de 70 centímetro­s na escarpa agora intervenci­onada. Tendo começado já a época balnear, é provável que o espaço esteja disponível lá mais para frente, principalm­ente aos danos causados pelas pedras de grande porte.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal