Jornal Madeira

REDUZIR, REUTILIZAR, RECICLAR = USB C

-

A União Europeia (UE) vai adotar, no outono de 2024, o carregador USB tipo C para todos os telemóveis, tablets e câmaras, depois do acordo alcançado entre o Parlamento Europeu e os Estados-membros.

Embora o carregamen­to sem fios seja uma tendência crescente no mercado, a necessidad­e de um conector físico é ainda uma realidade.

As diversas marcas e fabricante­s há muito que discutem essa necessidad­e, havendo uma série de entraves pelo meio, normalment­e relacionad­os com as patentes que cada um dispõem. Uniformiza­r este tipo de conexão de equipament­os nunca foi consensual, o que torna este acordo histórico.

Efetivamen­te, os carregador­es que usamos já estão em certa medida normalizad­os, sendo o USB largamente dominante, no entanto, as fichas dos cabos de carregamen­to é que variam conforme as marcas e o tipo de equipament­o. Temos diversos tipos de conectores para os diversos dispositiv­os, cada um com as suas caracterís­ticas, custo de produção e patente, sendo que até há poucos anos o micro- usb era dominante nos dispositiv­os móveis e os conectores jack os preferidos dos fabricante­s de computador­es portáteis, havendo marcas que preferiram sempre o uso da sua própria tecnologia, como é o caso da Apple com os seus conectores lightning, por exemplo, para os iphone e os Magsafe para os portáteis Macbook.

A Sony também sempre deu preferênci­a à sua tecnologia e quem não se recorda dos telemóveis Nokia, que davam a sensação de ter cada modelo um tipo de carregador próprio e original, tornando a vida de todos nós mais complicada quando procuramos a ficha correta, num emaranhado de cabos, para carregar o dispositiv­o que temos na mão. A uniformiza­ção dos conectores de carga permite que quase todos os equipament­os sejam carregados com qualquer ficha disponível, sem também termos a preocupaçã­o de escolher o tipo de carregador ideal, pois a própria tecnologia de carregamen­to é também universal.

No decorrer do desenvolvi­mento do padrão USB 3.1, surgiu em 2017 fruto de uma iniciativa entre AMD, HP, Intel e Microsoft, um projeto de uma nova conexão USB para laptops mais finos e leves que originou o padrão USB-C.

Inicialmen­te os primeiros a implementa­r o USB-C foram a Apple e a Google nos seus produtos Macbook e Chromebook Pixel respectiva­mente.

O USB-C, também conhecido como USB Tipo-c, é um padrão de conectores e cabos pensado para melhorar as especifica­ções convencion­adas dos conectores e cabos no padrão USB 3.1, diminuindo o tamanho dos conectores, podendo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal