Jornal Madeira

PULSAR ECONÓMICO

Paulo Vasconcelo­s Freitas

- Por Rui Anacleto

Famílias mais pobres são as mais penalizada­s pela inflação

As famílias mais pobres são as mais penalizada­s pela inflação, uma vez que gastam uma maior parcela em bens que não podem ser substituíd­os e nos quais é sentida com mais incidência a subida dos preços, desde logo na alimentaçã­o, energia e a partir de agora na prestação da casa.

Inflação na Zona Euro sobe para 8,1%

A taxa de inflação na Zona Euro aumentou para 8,1% em maio, com o disparo 39% dos preços da energia, de acordo com o Eurostat. Trata-se da taxa mais elevada desde a criação da moeda única, há mais de 20 anos.

Portugal registou uma taxa de 8,1%, em linha com a média da região monetária, mas há países onde a inflação superou os 15%, com a Estónia a atingir os 20,1%, Lituânia (18,5%) e Letónia (16,8%). Já França e Malta registaram as taxas mais baixas, com ambas a situarem-se nos 5,8% em maio. ser montados em lugares mais compactos e melhorando a usabilidad­e. Pode-se transferir áudio, vídeo e dados em alta velocidade, bem como transferir energia elétrica com o limite de até 3A (Amperes).

O USB-C pode aguentar carga até 100 watts (20V) e permite o envio ou o recebiment­o de energia. Um notebook comum precisa, em média, de 60 watts para ser recarregad­o. Com esses 40 watts de sobra, o Macbook pode, por exemplo, recarregar um iphone e um ipad ao mesmo tempo enquanto é usado.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal