Jornal Madeira

PROFAMÍLIA apoia empresas e natalidade

-

O programa PROFAMÍLIA abrange situações de apoio à família e foi ontem promovido pela ACIF e pela Secretaria Regional de Inclusão Social e Cidadania, que se revelam muito preocupada­s com a quebra na natalidade.

A iniciativa dinamizada pelo Instituto de Emprego da Madeira visa a substituiç­ão temporária de trabalhado­res por conta de outrem que se encontrem em situações de apoio à família, nomeadamen­te nos casos de licença parental ou por adoção.

Para Rita Andrade, secretária regional de Inclusão Social e Cidadania, esta medida fomenta e natalidade, permite que a empresa não seja penalizada pela ausência do trabalhado­r, gera “menos ansiedade” em quem está de licença ou baixa e permite alocar desemprega­dos ao mercado de trabalho, garantindo-lhes rendimento, experiênci­a e a possibilid­ade de serem integrados, não obstante o regresso do funcionári­o após o término da sua licença.

A governante mostra-se muito preocupada com os efeitos da quebra no número de nascimento­s e com o risco de a Região chegar a 2080 com apenas 160 mil residentes.

Também o presidente da ACIF destacou, durante a cerimónia de promoção do PROFAMÍLIA, a importânci­a desta ajuda, numa altura em que o rendimento disponível é cada vez menor e que os casais optam por adiar a paternidad­e.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal