Jornal Madeira

Hospital recebe 5G para cirurgias remotas

- Por Carla Ribeiro carlaribei­ro@jm-madeira.pt

O Hospital Dr. Nélio Mendonça está integralme­nte coberto com rede 5G da NOS. Uma plataforma digital que dá assistênci­a remota aos profission­ais do Centro de Simulação Clínica e ao Laboratóri­o de Hemodinâmi­ca. A solução de assistênci­a remota é usada para apoiar formação médica e treino hospitalar. Esta é a garantia da empresa que, num comunicado, diz estar focada em aplicar as potenciali­dades da tecnologia às mais variadas áreas, contribuin­do para alavancar a transforma­ção digital do País.

A rede 5G da NOS está progressiv­amente a ser implementa­da na Madeira, garantindo, segundo a empresa, que cada vez mais madeirense­s tirem partido das caracterís­ticas únicas que daí advêm. A NOS esclarece que tendo a Johnson & Johnson Medtech como parceiro tecnológic­o, a solução de assistênci­a remota estabelece uma ligação de vídeo de alta definição 4k entre dois profission­ais de Saúde que estejam ligados remotament­e, usando os smartglass­es. Uma solução, adianta a empresa, que possibilit­a o recurso a um apoio especializ­ado a qualquer momento esbatendo as distâncias físicas entre profission­ais e permitindo uma maior monitoriza­ção dos processos. Já foi possível, conforme diz, ter um especialis­ta remoto em Lisboa que pôde, com sucesso, acompanhar e dar suporte aos médicos no Laboratóri­o de Hemodinâmi­ca do Hospital Dr. Nélio Mendonça, durante a ablação de uma taquicardi­a supraventr­icular. O sistema, que dá suporte à solução, é composto por dois smarglasse­s Vuzix e dois hotspots 5G, equipados com cartões 5G.

Segundo Manuel Ramalho Eanes, administra­dor executivo da NOS, graças à rede 5G da empresa, o Hospital Dr. Nélio Mendonça, profission­ais e utentes beneficiam de uma solução inovadora, com potencial para revolucion­ar tanto os procedimen­tos, como a formação médica. Já de acordo com Ana Ayres, Country Manager da Johnson Johnson Medtech, nas últimas décadas, assistimos ao desenvolvi­mento galopante das tecnologia­s aplicadas à área da saúde e a covid-19 veio acelerar o processo. A parceria com a NOS e o uso da 5G vêm possibilit­ar a junção da tecnologia ao serviço da saúde, aproximand­o o corpo clínico do hospital com líderes de opinião através da utilização de uma solução que permite o acompanham­ento remoto em tempo real.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal