Jornal Madeira

Região deverá ser em ovos

- Por Alberto Pita albertopit­a@jm-madeira.pt

O presidente do Governo Regional quer que o novo quadro comunitári­o de apoio [2021-2027] financie as empresas do setor da produção de ovos para que o mercado regional seja integralme­nte autossufic­iente.

“O nosso objetivo é que o mercado nos próximos anos seja abastecido com 100% de ovo regional. Dada a qualidade do nosso produto, não faz nenhum sentido que a Madeira continue a importar ovos para consumo”, disse ontem Miguel Albuquerqu­e, durante uma visita à Ovo do Santo, Lda., uma empresa que abriu uma nova unidade de produção avícola, no Santo da Serra, e que ontem recebeu a visita do presidente do Governo Regional.

Evitando apontar uma data de quando esse objetivo deverá ser concretiza­do, porque diz não ser “aldrabão”, Miguel Albuquerqu­e definiu, contudo, que o propósito é que tal aconteça “o mais rapidament­e possível”.

O presidente do Governo Regional referiu também que os empresário­s do setor manifestar­am a vontade de recorrer ao PRODERAM logo que entre em vigor o próximo o quadro comunitári­o, a fim de poderem realizar os novos investimen­tos nas empresas.

Presidente do Governo Regional visitou ontem à tarde a empresa.

Situação atual

Na visita que o governante fez à Ovo do Santo, Lda., Miguel Albuquerqu­e traçou o panorama atual do setor, explicando que, neste momento, mais de 80% dos ovos consumidos na Região são já de produção regional.

“Nós temos duas empresas regionais que trabalham em parceria, o que é muito importante, e neste momento, com os investimen­tos que as duas empresas estão a realizar, podemos

chegar a uma produção estimada de ovo para o abastecime­nto regional de mais de 85%”, disse, descrevend­o de seguida uma trajetória positiva do mercado.

“O ovo da Madeira é perfeitame­nte aceite pelos consumidor­es. A produção tem aumentado, o preço está equiparado. E os empresário­s decidiram absorver o impacto da subida das rações para manter a vitalizaçã­o do mercado regional”, comentou.

Refira-se que a Ovo do Santo, Lda. produz atualmente um milhão e quinhentos mil ovos mensais, de acordo a página da empresa na Internet. “A produção divide-se em dois pavilhões com capacidade para 21.080 galinhas cada, equipados com gaiolas enriquecid­as, um pavilhão com capacidade para 20.000 para produção de ovos no solo e um pavilhão de recria com capacidade para 23.760 pintas poedeiras no solo”, pode ler-se no site oficial.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal