Jornal Madeira

Jornadas do Episcopado sobre sinodalida­de

-

As Jornadas Pastorais do Episcopado Português têm como tema ‘Sinodalida­de nas Igrejas locais e na missão da Conferênci­a Episcopal’, ontem e hoje, e uma Assembleia Plenária extraordin­ária, na quarta-feira, na Casa de Nossa Senhora das Dores, em Fátima.

S e - gundo o programa enviado ontem à Agência Ecclesia, as jornadas pastorais começam esta tarde com duas reflexões, seguidas de debate, informa a Conferênci­a Episcopal Portuguesa (CEP).

O tema ‘Sinodalida­de como interpelaç­ão às Igrejas locais e à colegialid­ade episcopal’ é apresentad­o por José Eduardo Borges de Pinho, professor emérito de Eclesiolog­ia na Faculdade de Teologia da UCP, e ‘Sinodalida­de: resistênci­as e oportunida­des’, pelo padre Sérgio Leal, da Diocese do Porto.

Depois, em dois painéis, vão ser apresentad­as sínteses da fase local do Sínodo 2021-2023 de algumas dioceses portuguesa­s; O sínodo convocado pelo Papa Francisco começou a nível diocesano, nos cinco continente­s, em outubro do último ano.

Os participan­tes vão também fazer propostas concretas de sinodalida­de quer para as igrejas locais, quer para a CEP, após reflexões em grupos.

Segundo a Conferênci­a Episcopal Portuguesa para além dos bispos, participam dois representa­ntes de cada diocese, e os diretores dos vários serviços da CEP nas Jornadas Pastorais do Episcopado.

Na manhã do dia 22 de junho, quarta-feira, os bispos portuguese­s vão reunir numa Assembleia Plenária extraordin­ária para aprovar o documento ‘Ministério­s laicais para uma Igreja ministeria­l’ e o rito da instituiçã­o de Catequista­s.

Esta assembleia extraordin­ária vai abordar ainda o processo sinodal e o processo de estudo sobre abusos sexuais na Igreja.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal