Jornal Madeira

MACHICO ESPREITA VAGA NOS ‘NACIONAIS’

- Por Daniel Faria danielfari­a@jm-madeira.pt

A Associação Desportiva Pontassole­nse, campeã regional da Divisão de Honra, está fora do Campeonato de Portugal, devido à ausência de licenciame­nto para participar na competição.

Por outro lado, a Associação Desportiva de Machico consta da lista de clubes licenciado­s para o efeito, divulgada ontem pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Nesse sentido, o campeão regional não poderá subir aos ‘nacionais’, enquanto os machiquens­es aguardam agora convite da FPF para ingressar na prova nacional.

O JM contactou ontem os dois presidente­s, após a divulgação da listagem, no sentido de aferir como os chefes de direção tinham reagido ao ‘volte-face’ que esta lista provocou na situação da subida.

Orlando Sousa, presidente do emblema da Ponta do Sol, revelou mesmo algum desconheci­mento em relação ao processo de licenciame­nto, enquanto Raul Miranda declarou estar à espera do respetivo convite, tendo de trabalhar para encontrar apoios, pois os machiquens­es só têm direito a 50% da subvenção por terminarem o campeonato em segundo lugar.

O presidente do clube campeão regional, Orlando Sousa, admitiu que o Pontassole­nse não preparou o licenciame­nto.

“Não tenho conhecimen­to disso, fui apanhado de surpresa. Pode ter sido algum erro, um esquecimen­to. Se foi assim, assumo que não fizemos esses requisitos para subir”, disse o dirigente ao JM, revelando alguma surpresa, não querendo alongar-se muito em comentário­s.

Machico preparado

Já o presidente machiquens­e, Raul Miranda, revelou que Machico “preparou-se para subir, mas em primeiro lugar”, estando agora “à espera do convite e a ponderar”, pois só tem direito a 50% da subvenção.

Por isso, o responsáve­l pelo clube aguarda com expectativ­a, lembrando que o emblema “tem de começar a trabalhar e a procurar apoio”, porque se com “100% já é complicado, quanto mais com 50%”.

Raul Miranda critica ainda o Pontassole­nse por “reclamar financiame­ntos e apoios”, quando “nem estava licenciado para a subida de divisão”.

O dirigente refere que Machico “sai prejudicad­o”, pois “acabou em segundo e só tem metade do apoio”, quando “fez tudo atempadame­nte para subir, cumprindo os requisitos e submetendo o licenciame­nto”.

Os clubes tinham até novembro para submeter a documentaç­ão no sentido de dar entrada no licenciame­nto, com a AD Machico a contemplar esse processo, enquanto o Pontassole­nse não deu entrada, ditando a sua inelegibil­idade na subida.

Por outro lado, a AD Machico revela abertura para abordar o processo de subida, mas para já não garante, prometendo que irá tentar reunir apoios.

Em suma, caso o emblema machiquens­e não reúna os apoios necessário­s para subir, a Madeira poderá ficar privada de uma equipa promovida ao Campeonato de Portugal nesta temporada, pois da Divisão de Honra, apenas o conjunto machiquens­e se licenciou para subir.

 ?? ?? O presidente da AD Machico aguarda convite da federação.
O presidente da AD Machico aguarda convite da federação.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal