Jornal Madeira

O Porto Moniz tem Futuro!

- Emanuel Câmara

Presidente da Câmara Municipal de Porto Moniz

Iniciei a minha já longa caminhada política em 1993 e decorridas quase três décadas sinto que o esforço acabou por ser compensado pelo reconhecim­ento da população. Sinto também que esse reconhecim­ento acabou por ser fruto da minha persistênc­ia e do meu querer.

Como se costuma dizer, presunção e água benta cada um toma a que quer, mas não tenho dúvidas que poucos persistiri­am tanto tempo. Poucos fariam 20 anos de trabalho na oposição com respeito pela população, apresentan­do propostas e ouvindo as preocupaçõ­es e anseios.

A caminhada foi árdua. Não nos esqueçamos que se hoje ainda não é fácil lutar contra a “máquina laranja”, tempos houve em que tal atitude era encarada como total afronta e desrespeit­o. Nada me demoveu pois nunca me verguei a pressões ou ameaças, se bem que tal tenha tido custos no meu percurso pessoal e profission­al.

Nunca tive dúvidas de que estava no caminho certo, mas apenas em 2013 percebi que o meu querer estava finalmente em consonânci­a com o querer da maioria da população do Porto Moniz. Retribuí com trabalho e humildade e mesmo estando no exercício do meu terceiro e último mandato continuo com o mesmo empenho e a mesma vontade de fazer mais, diferente e melhor.

Nada deixa um político mais satisfeito do que sentir que a população reconhece o trabalho feito e perceber que as medidas tomadas são replicadas por outras autarquias e até pelo Governo Regional. Não tenho dúvidas que o trabalho das autarquias fora do reduto alaranjado contribuiu em muito para que o PSD-madeira redirecion­asse o seu foco e a sua estratégia política mas, ainda que a “corrida atrás do prejuízo” seja óbvia, não nos esqueçamos que são distintas as intenções de quem deu o ponto de partida das de quem teve que se render às evidências.

Trabalho e dedico-me hoje como o fiz no meu primeiro mandato, no primeiro mês, no primeiro dia mas, neste momento, naturalmen­te, não posso deixar de perspetiva­r o Futuro do Porto Moniz, não tendo qualquer dúvida de que esse Futuro deverá fazer-se com um executivo socialista que garanta a continuida­de do trabalho que temos vindo a desenvolve­r neste concelho.

É com satisfação e entusiasmo que encaro o facto do Olavo Câmara lançar-se ao desafio de chamar a si a responsabi­lidade de gerir e dinamizar a concelhia do PS Porto Moniz. Não por ser quem é, mas por ser como é: um jovem dinâmico, mobilizado­r e competente. É isso que precisamos, no Futuro, no concelho do Porto Moniz e da Região Autónoma da Madeira: dinamismo, mobilizaçã­o e competênci­a.

Quem trabalha com seriedade não teme a geração vindoura. Quem trabalha com humildade escuta os jovens, inspira-se na sua irreverênc­ia e ajuda-os a se prepararem para abraçarem os desafios futuros, dando-lhes espaço no Presente.

Acredito que o Porto Moniz tem Futuro e que esse Futuro se fará com o Olavo Câmara, mas também com muitos outros quadros do Partido Socialista e com a população. A população que vivencia e conhece os problemas reais, que não se refugia em redomas e que não trabalha para os flashes e para as parangonas.

O Futuro faz-se do Passado e do Presente e todos podem e devem dar o seu contributo para isso. Sem protagonis­mo, mas com muito trabalho; Sem vaidade, mas com muita responsabi­lidade.

Nada nem ninguém nos demove de contribuir­mos para um Futuro promissor para o Porto Moniz. Nada nem ninguém nos demove de contribuir­mos para um Futuro promissor para a Madeira e para o Porto Santo.

O Futuro começa Hoje. Ao trabalho!

Emanuel Câmara escreve à quarta-feira, de 2 em 2 semanas

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal