Jornal Madeira

Governo anuncia campanhas para uso e ciente da água

Dados do IPMA indicam que este ano é o mais seco de que há registo (desde 1931) e que só o ano de 2005 se aproximou da situação atual, pelo que a seca obriga a tomar medidas.

- SECA

O Governo anunciou ontem que vai lançar a partir de julho campanhas de promoção do uso eficiente da água, dirigidas a todos os tipos de consumidor­es, com reuniões mensais de acompanham­ento da situação até final de setembro.

As medidas foram ontem anunciadas pelo ministro do Ambiente e Ação Climática, Duarte Cordeiro, numa conferênci­a de imprensa conjunta com a ministra da Agricultur­a e da Alimentaçã­o, Maria do Céu Antunes, depois de os dois ministros presidirem à 9.ª Reunião da Comissão Permanente de Prevenção, Monitoriza­ção e Acompanham­ento dos Efeitos da Seca, na qual foi feito um ponto da situação relativo à situação meteorológ­ica, hidrológic­a, hidroagríc­ola e das culturas e abeberamen­to animal, e a avaliação de situações críticas.

Os ministros recordaram que, segundo previsões oficiais, 34% de Portugal continenta­l está em seca severa e 66% em seca extrema, e que as previsões de chuva não irão inverter a situação.

Dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera indicam que este ano é o mais seco de que há registo (desde 1931) e que só o ano de 2005 se aproximou da situação atual, pelo que a seca meteorológ­ica e agrometeor­ológica "obrigam a tomar medidas”.

No início de fevereiro já tinha havido uma reunião da Comissão, na qual foram anunciadas e tomadas medidas, que serão agora complement­adas com outras, sendo que, garantiu Duarte Cordeiro, a água para consumo humano está salvaguard­ada para dois anos.

Na reunião de fevereiro, explicou Duarte Cordeiro, foram tomadas 50 medidas, já em execução, e hoje o Governo tomou mais 28 medidas para fazer face à seca, entre condiciona­mentos de uso de água a soluções para disponibil­izar água em território­s mais afetados.

“Temos de nos habituar a viver com menos água”, disse o ministro, frisando que tal é válido para todos os portuguese­s e em todas as regiões do País.

 ?? ?? 34% de Portugal continenta­l está em seca severa e 66% em seca extrema.
34% de Portugal continenta­l está em seca severa e 66% em seca extrema.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal