Jornal Madeira

1.465 militares em missões internacio­nais

-

Portugal participou com 1.465 militares em missões internacio­nais no segundo semestre de 2021, verificand­o-se uma presença mais significat­iva no Báltico, no Mediterrân­eo, na República Centro-africana e no Atlântico, indica um relatório.

Os números constam de um relatório sobre o envolvimen­to dos contingent­es militares portuguese­s no estrangeir­o relativo ao segundo semestre de 2021, elaborado pela Direção-geral de Política de Defesa Nacional, discutido ontem na Comissão de Defesa da Assembleia da República e ao qual a Lusa teve acesso.

Comparativ­amente ao primeiro semestre do mesmo ano, no qual Portugal participou com 1.314 militares neste tipo de missões, verifica-se um aumento de 151 efetivos.

O documento em causa “apresenta um ponto de situação sobre o envolvimen­to de contingent­es militares portuguese­s no exterior, incluindo Forças e Elementos Nacionais Destacados, Autoridade Marítima Nacional (Polícia Marítima) e Cooperação no Domínio da Defesa” naquele período.

Na segunda metade do ano passado, “Portugal participou com 1.465 elementos em missões internacio­nais, incluindo os elementos da Polícia Marítima no quadro da FRONTEX”, lê-se no relatório, verificand­o-se “quatro áreas geográfica­s onde a incidência da participaç­ão Nacional foi significat­iva: no Báltico, no Mediterrân­eo, na República Centro-africana e no Atlântico”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal