Jornal Madeira

Santafaz com quatro dias de cultura descentral­izada

Santa Cruz realiza as suas festas do concelho já a partir desta quinta-feira, com animação garantida em três freguesias até domingo. A noite de São João marca o arranque do evento.

- Por Catarina Gouveia catarina.gouveia@jm-madeira.pt

As festas do concelho de Santa Cruz estão de volta, e de forma descentral­izada, com uma edição a acontecer já este fim de semana, entre os dias 23 e 26 de junho. Com o palco principal instalado no renovado Largo da Achada, na Camacha, onde vão decorrer mais de uma dezena de momentos de várias vertentes artísticas entre sexta-feira e domingo, o Santafaz regressa também com iniciativa­s a acontecer nas freguesias de Santa Cruz e Caniço, nomeadamen­te no primeiro dia, quinta-feira.

Assim, o arranque da festa que celebra o 507. º aniversári­o do concelho de Santa Cruz está agendado para as 20 horas de amanhã, 23 de junho, com a realização das Marchas Populares de São João, pela Casa do Povo de Santa Cruz. Depois, vão atuar na Praça Padre Patrocínio Alves, em Santa Cruz, o Grupo de Folclore da Casa do Povo de Santa Cruz (21h30), Heliodoro Jardim e a sua banda (22h00), seguindo-se um espetáculo pirotécnic­o (23h00) a colorir os céus do centro da cidade.

Céu que se ilumina uma hora mais tarde, à meia-noite, na praia dos Reis Magos, no Caniço, onde irá decorrer amanhã a tradiciona­l ceia de São João a partir das 19 horas. Uma ocasião que, realce-se, muitos aproveitam para um mergulho noturno.

Na sexta-feira, dia 24, vão passar pelo palco do Largo da Achada o Grupo de Folclore do Rochão (20h00), a Orquestra de Bandolins da Casa do Povo da Camacha (20h30), Calhaus Folk & Danças do Mundo in Madeira (21h30), seguindo-se o espetáculo Fados da Camacha (23h00). Após as atuações, a festa continua a partir da meia-noite com uma seleção musical por Romano Faria (DJ Oxy).

Dino D’santiago em destaque

É aguardada com grande expectativ­a a atuação do músico, compositor e ativista português Dino D’santiago, que encabeça o cartaz desta edição do evento organizado pela Câmara Municipal de Santa Cruz. O concerto, também na Camacha, acontece às 22h00 deste sábado.

O programa deste penúltimo dia de festa arranca às 16h00 com a sessão solene, seguida do regresso das Divas do Teatro Experiment­al da Camacha (17h30). Para a mesma hora está prevista a atuação do Grupo Folclórico da Casa do Povo da Camacha, seguindo-se atuações da Banda Paroquial de São Lourenço (18h00) e dos Camachofon­es (20h30). A animação pela madrugada fora será com o DJ Raffz.

O último dia do evento tem em destaque o encontro de repentismo ‘A improvisar é q’a gente s’entende’, que terá início às 15h30, após as apresentaç­ões do Teatro Bolo do Caco e do Grupo Romarias Antigas do Rochão. Este encontro contempla a exibição de um documentár­io de três episódios ('Bailinho/despique', 'Charamba' e 'Repentismo em Formação'), intercalad­os com despique, charamba e repentismo ao vivo. Às 19h30 atuam os Xarabanda, sendo que a programaçã­o se encerra com o espetáculo dos Cháp4.

De realçar que, para este regresso do Santafaz após o interregno de dois anos motivado pela pandemia, a autarquia investiu cerca de 60 mil euros.

Dino D’santiago encabeça cartaz das festas do concelho de Santa Cruz.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal